Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agenda Consular > Conferência sobre o Clima (COP) - Paris
Início do conteúdo da página

Conferência sobre o Clima (COP) - Paris

Novembro/dezembro de 2015

 

Por ocasião da Conferência de Paris sobre o Clima (COP21), entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro, o governo francês decidiu implementar plano extraordinário de controle de fronteiras. Com o objetivo declarado de prevenir "ameaças terroristas e distúrbios da ordem pública", a medida prevê reativação excepcional do controle nas fronteiras do  espaço Schengen.

Durante a vigência do plano, todos as pessoas que chegarem à França, independentemente da nacionalidade e do país de procedência, terão seus documentos de viagem (no caso dos  brasileiros, o passaporte) verificados. Os controles estão  sendo adotados em todas as fronteiras aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias francesas. Como exemplos, haverá  fiscalização de passaportes também quando se chegar à França em voos provenientes de Portugal, de trens da Bélgica, de carro ou ônibus da Itália ou da Alemanha.

Recorda-se que, para entrada no território francês, são exigidos os seguintes  requisitos: passaporte com validade de,  no mínimo, 90 dias além da data prevista de partida;  passagem de volta; seguro-saúde; comprovante de hospedagem; comprovação de meios financeiros (para maiores detalhes, recomendamos ver a seção Requisitos para entrada no território francês, no site do Consulado-Geral do Brasil em Paris").

Em decorrência da implementação do estado de emergência em todo o território francês, o controle de documentação está intensificado, sendo recomendado, portanto, que os  brasileiros que viajem pelo país tenham sempre consigo seus passaportes, adotando a cautela necessária para evitar sua  perda, furto ou extravio.

Fim do conteúdo da página