Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agenda Consular > Copa América no Chile
Início do conteúdo da página

Copa América no Chile

Junho/julho de 2015

A 44ª edição do torneiro de futebol

da Copa América 2015 será disputada entre 11 de junho e 4 de julho de 2015, no Chile. Recomenda-se aos cidadãos brasileiros que pretendam viajar ao país para participar ou assistir ao campeonato a leitura atenta das informações a seguir:
 

ANTES DE VIAJAR
1. Fazer um seguro de saúde/acidentes completo para o exterior.
2.Levar cópias dos documentos pessoais ou inserir cópias no seu e-mail.
3.Anotar telefones e endereços do Consulado-Geral em Santiago (e dos Consulados Honorários).
4.Anotar telefones e outros dados para bloqueio imediato dos cartões de crédito.
5.Ter passaporte válido por seis meses a partir da chegada ao Chile, ou carteira de identidade (RG) emitida pelas Secretarias de Segurança dos Estados e DF, com data de emissão inferior a dez anos.  Para turistas não é necessário visto, nem vacinas.
6.Estar habilitado a comprovar, se for necessário, que tem (a) passagem de volta para o Brasil, (b) reserva de hotel ou alojamento no Chile e (c) recursos financeiros para se manter durante o período previsto de estada.
7.Não incluir na bagagem alimentos e produtos de origem vegetal e animal em geral. As autoridades chilenas são muito rigorosas no controle desses produtos quando do ingresso do turista no país.
8.Evitar levar consigo quantias equivalentes ou superiores a dez mil dólares, tanto pela necessidade de fazer uma declaração especial quando ingressar no Chile quanto pelos riscos de furto.
9.Se usar medicamentos, levar (a) a quantidade necessária para a sua estada no Chile e (b) as respectivas receitas médicas.
Mais informações estão disponíveis na página Orientações gerais para quem vai viajar ao exterior do Portal Consular.


VIAGENS TERRESTRES AO CHILE

Região de Passo Internacional Cristo Redentor/Los Libertadores (fronteira com a Argentina)
- Recomenda-se aos cidadãos brasileiros que adotem medidas de precaução para viagens ao Chile, por via terrestre, para assistir a jogos da Copa América, passando pela "Ruta Nacional 7", na Província de Mendoza, Argentina, em razão da posssibilidade de fechamento da fronteira localizada no Passo Internacional Cristo Redentor/Los Libertadores. Pode-se consultar aqui se o passo fronteiriço está funcionando.
- As autoridades locais não podem assegurar que todos os turistas que se dirigem ao Chile cheguem no tempo planejado, devendo procurar alternativas. A "Ruta Nacional número 7" estará custodiada pela Gendarmeria Nacional e pela Polícia de Mendoza, que serão as encarregadas de realizar interrupções na rodovia a fim de salvaguardar os viajantes, quando as autoridades chilenas anunciarem a saturação do complexo Los Libertadores e o bloqueio de ingresso no Chile.
 - Horário máximo para passar por Uspallata - 16 horas; para passar por Luján de Cuyo/Refinaria da YPF - 14 horas. Aos passageiros de veículos que passem por Desaguadero (nafronteira entre as Províncias de San Luís e de Mendoza). Após as 11 horas, será informado que é muito difícil que possam chegar a tempo para cruzar ao Chile e seria bom que previssem alternativas.Estes horários são apenas indicativos.

Documentos necessários para saída da Argentina:
-Documento de identidade ou passaporte
-Os menores que viajem com seus pais devem portar certidão de nascimento atualizada
-Autorização notarial do pai ou mãe que não viaje com o menor
-Carta verde ou azul do veículo. Formulário "Salida y Admisión Temporal de vehiculos" ou autorização notarial do proprietário (se o veículo pertencer a terceiro).

Recorda-se que:
-O Passo fronteiriço Cristo Redentor/Los Libertadores, entre a Argentina e o Chile, que abriga as autoridades migratórias e alfandegárias dos dois países, funciona diariamente das 8 às 20 horas, durante o inverno. É o único passo habilitado para viagens por via terrestre entre Argentina e Chile, nas Províncias de Mendoza e de San Juan.-É obrigatório portar correntes para os pneus.
-O passo fica a cerca de 3500 metros de altura. O clima é frio. Previna-se! Não há disponibilidade de alojamento, banheiros, agasalhos, comida, bebida, medicamentos, dinheiro e combustível.
- A Unidade de passos fronteiriços do Chile recomenda revisar o funcionamento de acessórios de seu veículo. Porte e uso obrigatório de correntes, tensores em quantidade suficiente, pá, corda ou barra para reboque. Recomenda, ainda, ter lanterna, estojo de primeiros socorros emedicamentos, roupa de frio e trocas de roupa suficientes para evitar o perigo de congelamento do corpo, alimentos ricos em calorias, água, combustível suficiente, óculos de sol.
- Deve-se tomar todas as precauções de condução na alta montanha e evitar qualquer risco, em favor da segurança sua
e dos demais.
-O passo é fechado em caso de condições climáticas adversas
ou deslizamentos.
-Em caso de grande fluxo de veículos e passageiros, os serviços fronteiriços sofrerão lentidão e poderão, até mesmo, ser temporariamente suspensos.
-Em caso de necessidade ou dúvida, pode-se contatar o Consulado-Geral do Brasil em Mendoza, pelo telefones fixo (das 9h às 15h): (0054261) 4230939; e pelo celular de plantão (antes das 9h/após as 15h): (00549261) 5378478.
- Outros telefones úteis em Mendoza:
Emergências sanitárias, de segurança, bombeiros: 911
Gendarmeria Nacional - Esquadrão 27 Uspallata - 24 horas: 02624-420094


AO CHEGAR AO CHILE
Guarde bem o cartão de entrada/saída ("tarjeta de imigración (control imigratório)") válido por noventas dias, porque é necessária a apresentação desse documento quando da saída do país, juntamente com o passaporte ou a carteira de identidade (RG). O ideal é circular no Chile com cópia do cartão de entrada/saída e com cópia também do passaporte (páginas iniciais) ou da carteira de identidade.


ASSISTÊNCIA CONSULAR A BRASILEIROS


a) Cidadãos brasileiros no Chile
O Consulado-Geral do Brasil em Santiago está localizado em  Los Militares 6191, no andar térreo, em Las Condes, Santiago. O horário de funcionamento para o público é das 09:30 às 13:30 horas e das 14:30 às 16:30 horas, de segunda-feira a
sexta-feira. Pode-se contatar o Consulado, ainda, pelo telefone (+56) 22820-5800, pelo fax: (+56) 22441-9197 e pelo e-Mail: cg.santiago@itamaraty.gov.br

O Consulado-Geral do Brasil em Santiago, além dos horáros normais de trabalho, mantém um serviço de plantão permanente para atender situações de urgência de cidadãos brasileiros.
Telefone do serviço de plantão do Consulado-Geral do Brasil no Chile: 99334-5103


b) Cidadãos no Brasil com parentes, amigos ou conhecidos no Chile
Pode-se contatar, ainda, a Divisão de Assistência Consular (DAC), em Brasília, por meio do Portal Consular, ou pelo endereço eletrônico <dac@itamaraty.gov.br>.
O telefone celular do plantão consular  (número 61 8197-2284) do Itamaraty  deverá ser contatado apenas fora do horário comercial (antes das 8h ou após as 20h). Esse número também pode ser usado para receber mensagens em Whatsapp.                 

 
EMERGÊNCIAS NO CHILE
Recomenda-se que cidadãos brasileiros leiam cuidadosamente as informações disponíveis na seção Emergências no exterior do Portal Consular.


Perda de documentos
Em caso de furto ou extravio do passaporte ou da carteira de identidade procure a autoridade policial (Policia de Investigación de Chile - PDI)e solicite um Boletim de Ocorrência ("Constancia de Pérdida de Documento"). Em seguida, compareça ao Consulado do Brasil em Santiago ou contate o serviço de plantão para a emissão do documento "Autorização de Retorno ao Brasil" (ARB), que substitui passaporte ou carteira de identidade para a volta ao Brasil. Mais informações estão disponíveis na página Perda de documentos brasileiros no exterior.

Terremotos e Tsunamis     
O Chile é um dos países mais sísmicos do mundo. Mais informações e links sobre o assunto podem ser acessados aqui.

Detenção
Em caso de detenção de cidadão brasileiro no Chile, a autoridade consular zelará para que as autoridades locais ajam com equidade e justiça, protegendo seus direitos fundamentais. Além disso, poderá indicar nomes de advogados particulares para defendê-lo e informar sua família, no Brasil, acerca do ocorrido.

Convenções internacionais das quais o Brasil é parte asseguram a qualquer cidadão detido, em território estrangeiro, o direito de entrar em contato com as autoridades consulares brasileiras. Assim, caso tenha algum problema com as autoridades locais onde estiver, invoque esse direito e tenha à mão os dados de contato das repartições brasileiras.
Lembre-se que, uma vez em outro país, você está sujeito às leis locais. Informe-se sobre a legislação em outros países e evite aborrecimentos.


PROBLEMAS MÉDICOS
O Chile possui um bom sistema de saúde, mas qualquer complicação médica um pouco mais séria poderá custar caríssimo (inclusive se o atendimento for em estabelecimentos do Estado). Daí a grande importância de se fazer um seguro médico e contra acidentes ainda antes de sair do Brasil.
 
Hospitais em Temuco
    Clínica Alemana      
    Telefone:45220-1201            
    E-mail: clinica@alemanatemuco.cl   

Hospitais em Santiago        
    Clinica Alemana - Vitacura            
    Telefone: 22210-1111           
    E-mail: clinica@alemana.cl   
    Clinica Indisa          
    Telefone:22362-5555            
    Hospital Clinico da Univervidade Católica           
    Telefone:22676-7000
    
Hospitais em Concepción   
    Clinica Sanatorio Alemán   
    Telefone: 41279-6000

Hospitais em Viña Del Mar
    Clinica Reñaca        
    Telefone: 32265-8000               
    Clinica Viña del Mar
    Telefone: 32232-3800

 
O QUE AS AUTORIDADES CONSULARES NÃO PODEM FAZER POR VOCÊ:
1.Interferir em casos de denegação de entrada de brasileiro em território chileno ou em processo decisório das autoridades policiais e judiciárias do Chile.
2.Regularizar a situação de cidadão brasileiro junto às autoridades migratórias locais.
3.Evitar detenção de cidadão brasileiro, quando acusado de crime ou infração, ou providenciar-lhe tratamento diferenciado, em prisão, daquele prestado a nacionais chilenos.
4.Responsabilizar-se pelo pagamento de dívidas contraídas por cidadãos brasileiros (como hotéis, restaurantes, lojas, hospitais, com advogados ou referentes a passagens aéreas).
5.Cobrir despesas com sepultamento, cremação, embalsamamento ou transporte de restos mortais para o Brasil.
6.Fazer reservas em hotéis, tratar de assuntos de aluguel de carros ou ingressos, armazenar bagagens pessoais.

Mais informações de utilidade para os turistas e torcedores brasileiros podem ser encontradas na página web do Consulado-Geral do Brasil em Santiago

 

REPARTIÇÕES CONSULARES BRASILEIRAS NO CHILE
(imprima e porte as informações abaixo durante toda a estada no país)

Consulado-Geral do Brasil em Santiago     
Endereço : Los Militares 6191, Térreo        
Las Condes, Santiago Chile
Tel: (+56) 22820-5800         
Fax: (+56) 22441-9197        
E-mail de contato: cg.santiago@itamaraty.gov.br  
Metrô: estação Manquehue

O horário de funcionamento para o público é das 09:30 às 13:30 horas e das 14:30 às 16:30 horas, de segunda-feira a
sexta-feira    
a) As senhas de atendimento são distribuídas das 09:00 horas às 13:00 horas.     
b) O período das 14:30 às 16:30 horas é reservado para a entrega dos documentos que já foram processados.

Em situações de emergência, o serviço consular poderá ser contatado pelo telefone (+56) 99334-5103.

Consulado Honorário do Brasil em Iquique
Dr. Julio Volenski (Cônsul Honorário)        
Endereço: Pasaje Miramar 3537-A  
Telefone celular: 99964-0668 (também podem ser enviadas
mensagens de texto e whatsapp)    
E-mail: juliovolenski@gmail.com

Consulado Honorário do Brasil em Valparaiso       
Sr. James Wells (Cônsul Honorário)
Sra. Natacha Berrios (Secretária)     
Endereço: Avenida Errázuriz 755 (sala 706)          
Telefone: 322217856           
Telefone celular: 99324-4426 (Cônsul Honorário) e 99445-9163 (Secretária)      
E-mail: genmanager@ajbroom.cl (Cônsul Honorário), nberrios@broomgroup.com (Secretária)

Consulado Honorário do Brasil em Temuco/Pucón
Sra. Gilka Nese de Castro Cerqueira (Cônsul Honorária)  
Telefone celular: 99643-0056         
E-mail: gilkanese@outlook.com, gilkanese@gmail.com    
Endereço em Temuco (Quintas-feiras, das 15 às 18 horas): Calle Hoschtetter 605 ap. 203        
Endereço em Pucón: (Segunda a Quarta-feira, das 10 às 13 horas; e Sexta-Feira, das 15 às 18 horas) Camino al Volcán, km 3 Condomínio Payllahuen

Consulado Honorário do Brasil em Punta Arenas
Sr. Mario Babai (Cônsul Honorário)
Endereço: Calle Arauco 769
Telefone: 612241093          
Telefone celular: 9649-1433
Fax: 612226290        
E-mail: babaic@babaic.cl

JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Primeira Fase - Grupo C      
14 de junho: Brasil x Peru, TEMUCO        
17 de junho: Brasil x Colômbia, SANTIAGO        
21 de junho: Brasil x Venezuela, SANTIAGO
 
Caso o Brasil se classifique para a fase seguinte (quartas de final), poderá jogar, conforme os resultados  obtidos, em CONCEPCIÓN (27/06), em TEMUCO (25/06), em SANTIAGO (24/06) ou em VIÑA DEL MAR (26/06).

Caso o Brasil se classifique para as semi-finais, poderá jogar em SANTIAGO (29/06) ou em CONCEPCIÓN (30/06).

A disputa pelo 3º lugar será em CONCEPCIÓN, no dia 03 de julho.

A final será jogada em SANTIAGO, no dia 04 de julho.
 
Comportamento nos estádios       
Há uma grande preocupação das autoridades chilenas com relação ao comportamento violento de alguns torcedores. Qualquer excesso será fortemente coibido, a começar pelo impedimento de assistir ao jogo. Informe-se a respeito no site do Consulado-Geral do Brasil em Santiago , Copa América de Futebol: "Derechos y Deberes de los Asistentes a la Copa América", onde há também informações sobre o grande número de objetos que não podem ser levados aos estádios.

Além do ingresso, não esqueça de levar ao estádio o documento de identidade (RG) ou passaporte, tendo em vista a necessidade de devida identificação.

   
TRANSPORTE NO CHILE

Ingresso no Chile via terrestre
Ao ingressar no Chile, além da apresentação dos documentos pessoais, como carteira de motorista e passaporte ou RG emitida pelas Secretarias de Segurança Pública, e dos documentos de propriedade do veículo, é necessário comprovar possuir seguro internacional para o veículo. Informações adicionais podem ser obtidas na página Serviço Nacional de Aduanas do Chile
Atenção: nos meses de junho e julho, os passos fronteiriços na Cordilheira podem ficar fechados por vários dias seguidos, em razão das tempestades de neve.

Transporte rodoviário                   
O Chile possui uma boa malha rodoviária e o tráfego é bastante ordenado em todo o país. A entrada no Chile de veículos particulares com placa estrangeira é feita mediante regime simplificado de admissão temporária ("Admisión Temporal"). O veículo deve estar em nome do motorista viajando na condição de turista; caso esteja em nome de terceiros, será necessária uma autorização especial do proprietário legalizada em um dos consulados do Chile no Brasil.
 
Aluguel de carro    
Há uma grande variedade de locadoras, tanto internacionais quanto locais. A carteira de habilitação brasileira permite ao turista alugar e dirigir carros de passeio.
 
Táxis
Convém evitar tomar táxis comuns, mesmo os de pontos. São frequentes os casos de adulteração de taxímetros, de intimidação e de troca de notas com valores diferentes. Para pagar a corrida, o passageiro do táxi passa uma nota de dez mil pesos ao taxista e ele garante, com voz e atitudes intimidatórias, que recebeu uma nota de mil pesos. O Consulado recebe queixas frequentes de turistas brasileiros que são lesados por motoristas de táxi de pontos situados em shoppings.           
Uma sugestão:         
a) pedir o recibo da corrida (ticket del taxímetro) e
b) quando for pagar com base no recibo (ticket), mostre a nota de cinco mil pesos (exemplo) e diga ao taxista: "estoy entregando a usted un billete de cinco mil pesos".   Aplicativos de táxi para celular: Safer Taxi, Uber, Easy Taxi, Cabify. Esse tipo de serviço é mais confiável.

Transporte urbano
Santiago conta com serviço de metrô que cobre uma grande parte da cidade. Somente se pode utilizar o metrô ou as inúmeras linhas de ônibus se a pessoa estiver de posse da "tarjeta BIP", um cartão que se compra e se carrega segundo as necessidades. Em geral, os serviços são bastantes eficientes. Informações adicionais podem ser obtidas nas páginas Metrô de Santiago e Linhas de ônibus em Santiago         

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CHILE

Clima
Junho e julho são meses frios e em geral chuvosos nas cidades do Chile onde o Brasil jogará (ou poderá jogar) durante a Copa América.     
Em Santiago, média das temperaturas mínimas: 3º C; média das máximas: 15º C.          
Em Temuco, mínimas: 4º C; máximas: 11º C.         
Em Concepción, mínimas: 6º C; máximas: 13º C.   
Em Viña del Mar, mínimas: 6º C; máximas: 15º C.

Seguro de Viagem
É extremamente importante fazer um seguro médico e contra acidentes antes de sair do Brasil, porque os serviços médicos no Chile podem ser caríssimos e normalmente são pagos mesmo quando prestados em estabelecimentos do Estado. Mais informações estão disponíveis na página Seguro médico internacional.

Moeda          
A moeda é o peso chileno, sendo que um dólar vale aproximadamente 600 pesos. Além das moedas, há notas de 1000, 2000, 5000, 10.000 e 20.000 pesos. O grande número de zeros costuma confundir o turista brasileiro. Não são raros, principalmente por parte de taxistas, os golpes de trocar rapidamente as notas: o turista paga o taxista com uma nota de dez mil pesos e este assegura que recebeu uma nota de mil pesos.

Fuso Horário           
O Chile tem a mesma hora de Brasília.

Idioma
O idioma no país é o espanhol.        
Atenção: o espanhol falado no Chile costuma ser mais difícil de entender do que o espanhol falado em outros países da América do Sul.


Criminalidade         
Há uma deterioração das condições de segurança no Chile, que se demonstra através do elevado número de furtos e roubos que têm sido reportados ao Consulado por brasileiros residentes ou de passagem. É aconselhável ter especial cuidado nas cidades de Santiago, Valparaíso e San Pedro de Atacama.   

Precauções   
Abaixo são listadas recomendações de segurança baseadas em experiências vividas por cidadãos brasileiros.   
1.Cuidado com aglomerações, principalmente nos shoppings, nos restaurantes, no metrô e em outros meios de transporte.
2.Nunca descuidar das bagagens, bolsas, sacolas, mochilas e outros pertences. Cuidado também com o celular.
3.Nos restaurantes, não pendurar bolsas ou casacos na cadeira, nem deixar em cima da mesa ou embaixo da mesa.    
4.Muito cuidado na entrada e na saída dos hotéis (principalmente nos momentos do "check-in" e do "checkout").           
5.No táxi, observar com atenção o taxímetro e já ter separado as notas para pagar a corrida (de preferência, notas de menor valor).
6.Muito cuidado com abordagens de estranhos, que simulam ou forçam situações para poder roubar (exemplo: pessoas que "caem" ou "passam mal").        
7.Contratar excursões somente com companhias de turismo conhecidas (não aceitar promoções oferecidas na rua).  
8.Nas excursões a lugares turísticos, cuidado com aquilo que deixar no ônibus ou na van.        
9.Não trocar dinheiro na rua; não mostrar dinheiro, em qualquer lugar.    
10.Evitar circular a pé de noite.

Voltagem     
220 volts e 50 ciclos. É recomendável portar adaptadores de tomadas.    

Cartões de Crédito
O usuário normalmente não encontra problemas em utilizar cartões de crédito no Chile habilitados para uso no exterior.

Bancos         
Funcionam em geral das 9 h às 14 h, de segunda-feira a sexta-feira. Há, em Santiago, uma agência do Banco do Brasil, no seguinte endereço:           
Avenida Apoquindo 3001 - Las Condes    
Telefone: 22336-3001          
E-mail:santiago@bb.com.br

Comércio     
Os shopping centers (malls) funcionam os sete dias da semana. Outros estabelecimentos comerciais abrem suas portas, em geral, de segunda-feira a sábado.

Turismo       
As áreas turísticas que atraem o maior número de brasileiros são Santiago, Valparaíso, estações de esqui e vinhas, no centro do país; o deserto de Atacama, no norte; e a região de lagos, canais e fiordes, no sul. O setor de turismo é bastante desenvolvido no Chile e como regra não apresenta maiores problemas. Informações adicionais podem ser obtidas na página  Municipalidad de Santiago -Turismo    


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS
Telefones Importantes        
Os principais telefones de emergência no Chile são:
Ambulância - 131     
Bombeiros - 132       
Polícia (Carabineros) - 133


INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Recomenda-se aos cidadãos brasileiros que pretendam viajar ao Chile para participar ou assistir ao campeonato a leitura atenta das informações disponíveis na página Bienvenida, América, criado pelo Governo chileno para orientar estrangeiros que viagem ao país por ocasião da Copa América.

Fim do conteúdo da página