Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Alertas > Ameaça de erupção do Monte Agung em Bali
Início do conteúdo da página

Ameaça de erupção do Monte Agung em Bali

De acordo com notícias divulgadas pela Agência Nacional de Mitigação de Desastres (BNPB) e pelo Centro de Mitigação de Perigo Vulcânico e Geológico (PVMBG), acredita-se que o vulcão Monte Agung (Gunung Agung, em idioma local), localizado a cerca de 60 km de Denpasar, capital de Bali, possa entrar em erupção em breve. Imagens de satélite e aparelhos de mensuração sísmica levaram autoridades indonésias a declarar a erupção do Monte Agung como "iminente, embora ainda de proporções imprevisíveis".

O governo de Bali aumentou alerta de erupção do nível 3 para o nível 4, o mais alto segundo o sistema indonésio, e solicitou evacuação apenas de pessoas que permaneciam em uma área de até 15 km do vulcão. A orientação geral permanece sendo para que todos mantenham a calma e fiquem atentos às instruções divulgadas pelas autoridades do país, sobretudo a BNPB e o PVMBG.

Recomendações oficiais

Cidadãos brasileiros devem permanecer abrigados e manter-se atentos aos meios de comunicação para eventuais alertas oficiais da BNPB e PVMBG. Deve-se, ainda, evitar permanecer em áreas próximas ao Monte Agung e demais montanhas da região. Atividades ao ar livre, como escalada e montanhismo, permanecem suspensas em diversas localidades em Bali.

Se houver necessidade de atendimento médico, a Embaixada possui lista indicativa de hospitais em Bali e também lista de empresas que realizam evacuação médica.

Em caso de dúvidas, recomenda-se entrar em contato com a Embaixada em Jacarta por meio do e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> ou pelo telefone de plantão do Posto (+62 0811 800 662).

Fechamento do aeroporto

Não há, até o momento, estimativas a respeito dos efeitos de uma eventual erupção em Denpassar ou demais cidades de Bali, mas há forte possibilidade de fechamento do aeroporto em razão das cinzas e fumaça vulcânica. A Embaixada recomenda que viajantes brasileiros levem em conta essa possibilidade para que possam evitar inconvenientes para chegar ou sair de Bali.

Nesse caso, o único meio disponível para entrada e saída na ilha seria a partir dos serviços de balsa entre Kalipuro, na ilha de Java (995km de Jacarta) e Gilimanuk, em Bali (a 125km de Denpasar). O percurso dura cerca de 30 minutos e custa aproximadamente USD0,60 para adultos e USD0,40 para crianças. As balsas partem a cada 15 minutos. Ressalta-se, no entanto, que se trata de um meio de transporte reconhecidamente precário e que a ligação entre as cidades mencionadas e núcleos populacionais mais amplos é igualmente difícil. Por essa razão, o transporte via balsas, geralmente desaconselhado pela Embaixada, deve ser utilizado apenas caso ocorra fechamento do aeroporto internacional.

Em 26/09/2017.

 

Fim do conteúdo da página