Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Alertas > Manifestações políticas na Bolívia
Início do conteúdo da página

Manifestações políticas na Bolívia

Manifestações políticas por meio de bloqueios em cidades e em estradas, na Bolívia, têm exposto os turistas estrangeiros a graves perigos. Ressalta-se, em particular, a ocorrência de dois bloqueios, na cidade de Uyuni, em setembro de 2019, em que foram alvo dos manifestantes os turistas que transitavam pelo salar. Tendo em vista a proximidade das eleições, em outubro de 2019, é provável que haja aumento dos conflitos, levando a elevação no número, na duração e na violência das manifestações.

Paralisações podem ocorrer do dia para a noite e tornar-se violentas, e existem limitações das autoridades bolivianas para garantir condições de segurança para os turistas. Por esse motivo, a assistência consular que pode ser prestada a cidadãos brasileiros pode ficar muito limitada.

Uma vez que as manifestações podem afetar locais turísticos e deixar bloqueados e sem recursos turistas que estavam de passagem, recomenda-se evitar viagens até que haja certeza de não haver mais risco de protestos.

Para os brasileiros que já se encontrem, na Bolívia, recomenda-se, sempre, ter água, alimentos e roupas quentes extras para o caso de que se vejam bloqueados e impedidos de seguir viagem, situação que pode manter-se por até vários dias. Também, recomenda-se dispor de meios de comunicação operantes para o caso de necessidade urgente de contato com pessoas de confiança que possam oferecer ajuda, inclusive, monetária.

Fim do conteúdo da página