Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Alertas > Novo ataque de mísseis contra Riade
Início do conteúdo da página

Novo ataque de mísseis contra Riade

Conforme amplamente noticiado na imprensa local e internacional, em 19 de dezembro de 2017, Riade, capital da Arábia Saudita, foi objeto de ataque de mísseis disparados a partir do Iêmen. Logo após o incidente, os rebeldes Houthis daquele país assumiram a autoria do ataque.

Da mesma forma, em 4 de novembro de 2017, míssil disparado pelos rebeldes Houthis foi abatido pelo sistema de defesa antimíssil saudita perto do aeroporto de Riade. O incidente foi visto e ouvido em diversas partes da cidade e reportado pela imprensa nacional e internacional, provocando alarme, mas sem quaisquer estragos. O aeroporto de Riade manteve-se em funcionamento.

Segundo especialistas, para que os mísseis disparados em ambas as ocasiões pudessem chegar a Riade, vindos do Iêmen (cerca de 900km), provavelmente não continham qualquer carga explosiva. Desde março de 2015, a Arábia Saudita lidera coalizão diretamente envolvida em conflito militar no Iêmen. Nesse período, tem havido frequentes disparos de mísseis daquele país, tendo como alvo cidades sauditas fronteiriças.

A situação continuará a ser monitorada pelo governo brasileiro e pela Embaixada do Brasil em Riade. O quadro não é fundamentalmente novo, mas os recentes desenvolvimentos acima descritos aconselham redobrada prudência e cautela aos viajantes brasileiros à Arábia Saudita, bem como à comunidade residente no país. Para informações atualizadas sobre o assunto, recomenda-se consulta regular a este Portal Consular, bem como à página de internet da Embaixada do Brasil em Riade, no endereço: http:riade.itamaraty.gov.br/pt-br/Main.xml

Convidamos os cidadãos brasileiros residentes ou com expectativa de estadias prolongadas na Arábia Saudita a se matricularem no Setor Consular da Embaixada do Brasil em Riade. Para esse fim, basta enviar um e-mail ao endereço "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.", contendo dados de identificação e contatos dentro do país do cidadão e de seus familiares, no formato de formulário que se encontra na seção de assuntos consulares do website da Embaixada do Brasil em Riade, conforme informado acima, na aba "Serviços Consulares" -"Matrícula Consular".

Recomenda-se ainda que os visitantes e residentes se informem sobre as condições de segurança antes de se deslocarem dentro da Arábia Saudita. Em especial, deve-se evitar viagens às zonas fronteiriças, particularmente com o Iêmen (sul do país) e com o Iraque (norte do país), dada a possibilidade de instabilidades nos referidos vizinhos, bem como a certas zonas da Província Oriental, onde se registram incidentes terroristas esporádicos. Situações de risco podem surgir em outras partes do país.

Em caso de emergências que envolvam acidentes graves, eventuais falecimentos e outros, o Setor Consular da Embaixada do Brasil em Riade pode ser contactado no telefone celular de plantão, cujo número é: 050 056 8207. Caso se esteja telefonando de fora da Arábia Saudita, o número utilizado deve ser: +966 50 056 8207.

Os números dos serviços civis de emergência na Arábia Saudita, para quem se encontra dentro do país, são:

Polícia - 999
Bombeiros - 998
Ambulância e Primeiros-Socorros -997

Fim do conteúdo da página