Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Alertas > Passagem da Depressão Tropical Usman e Terremoto nas Filipinas
Início do conteúdo da página

Passagem da Depressão Tropical Usman e Terremoto nas Filipinas

Passagem da depressão tropical Usman pela região sul de Luzon e terremoto em Mindanao

Nos últimos dias de dezembro/2018 e início de janeiro/2019, a depressão tropical Usman deixou rastro de destruição (deslizamentos de terra e inundações, em particular) e mortes na parte sul do conjunto de ilhas da região de Luzon, sobretudo em Bicol. As províncias de Albay, Camarines Norte, Camarines Sul, Oriental Mindoro e Sorsogon declararam estado de calamidade.

As autoridades locais ainda não confirmaram o número final de vítimas, mas o saldo atual é de 126 mortos, 75 feridos, 26 desaparecidos e mais de 680 mil pessoas afligidas. Estão em andamento operações de resgate e de assistência humanitária. Não há registro de cidadãos brasileiros afetados pela tragédia, até o momento. 

Paralelamente, no dia 29 de dezembro de 2018, terremoto de magnitude 7,2 e intensidade 5 foi detectado na província de Davao Oriental, sul das Filipinas. Órgãos governamentais chegaram a emitir alerta de maremoto, que acabou sendo desativado em poucas horas. O sismo não causou vítimas nem danos materiais aparentes.

Mais informações sobre as medidas a serem tomadas em casos de catástrofes naturais podem ser encontradas no sítio eletrônico da Embaixada do Brasil em Manila: 

http://manila.itamaraty.gov.br/pt-br/catastrofes_naturais_e_humanas.xml.

Fim do conteúdo da página