Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Alertas > Protestos sociais na Bolívia
Início do conteúdo da página

Protestos sociais na Bolívia

Em vista da intensificação dos protestos sociais em todos os departamentos da Bolívia, o Ministério das Relações Exteriores recomenda aos cidadãos brasileiros evitar viagens à Bolívia enquanto a situação política do país não apresentar sinais de normalização. De acordo com informações colhidas por meio de todas as representações brasileiras na Bolívia, nos últimos dias foram registrados, em quase todas as capitais de departamentos, bloqueios de vias públicas, manifestações e passeatas, quase sempre acompanhadas de enfrentamentos, seja entre manifestantes, seja entre manifestantes e forças policiais. É provável o recrudescimento de confrontos e de ações violentas que poderiam colocar em risco cidadãos brasileiros. Deve ser evitado qualquer tipo de envolvimento nessas manifestações públicas, bem como aproximar-se dos locais em que estejam ocorrendo, pois é alto o risco de eclosão de enfrentamentos.

Na maior parte das cidades do território boliviano, ademais dos bloqueios e de outras formas de manifestação, acompanhadas ou não de enfrentamentos entre manifestantes e entre esses e forças policiais, há relatos de fechamento de escolas e de universidades, ademais da interrupção de serviços de repartições públicas. Há, também, filas em postos de gasolina e em supermercados, que têm operado em meio expediente e começam a ficar desabastecidos.

Em algumas cidades, bancos também tem estado fechados. Os bloqueios dentro e fora das cidades impedem achegada e a saída de visitantes. Os aeroportos internacionais, principalmente os de Cochabamba e de Santa Cruz, embora sigam funcionando, têm estado isolados das regiões que deveriam servir.

Como precauções gerais, aplicáveis em todo território boliviano, recomenda-se exercer alto grau de cautela. Aos turistas que tenham viajado à Bolívia, sugere-se partir assim que possível. Aos residentes e àqueles que se vejam impedidos de deixar o local em que estejam por conta de bloqueios, sugere-se manter-se abrigados em suas casas ou nos hotéis em que estejam.

Os brasileiros são instados a manterem-se em comunicação permanente com parentes e amigos. É recomendável também manter reserva mínima de água e alimentos para a hipótese de que restrições comércio em geral levem à carência desses gêneros, o que poderia perdurar. Da mesma forma, dispor de meios operantes de comunicação por celular, para a necessidade urgente de contato com pessoas de confiança que, na Bolívia ou no Brasil, possam oferecer ajuda, inclusive, financeira.

Para casos de necessidade urgente de assistência consular, estão, abaixo, os telefones da Embaixada do Brasil em La Paz e das repartições consulares brasileiras na Bolívia:

Embaixada do Brasil em La Paz

Celular e whatsapp: 70612897

Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página eletrônica: lapaz.itamaraty.gov.br

Facebook: www.facebook.com/EmbBrasBol/

Endereço: Avenida Arce esq. Rosendo Gutierrez, Edificio Multicentro, Planta Baja, Sopocachi

Consulado Geral do Brasil em Cochabamba

Celular de trabalho e whatsapp: 7749-6496

Celular de plantão: 7593-8885

Correio eletrônico: www.facebook.com/cg.cochabamba/

Página eletrônica: cochabamba.itamaraty.gov.br/

Facebook: www.facebook.com/cg.cochabamba/

Endereço: Av. Portales 568, entre Calles Tomás Frías y Potosí

Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz

Celular e whasapp: 7856.44.65

Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página eletrônica: santacruz.itamaraty.gov.br

Facebook: www.facebook.com/consuladoemsantacruz/

Endereço: Avenida Marcelo Terceros Banzer, casa número 334, U.V. 58, Sirari

Consulado do Brasil em Cobija

Celular: 72916683

Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página eletrônica: cobija.itamaraty.gov.br/

Facebook: www.facebook.com/ConsbrasCobija/

Endereço: Av. Chelio Luna Pizarro, sín número, esquina Avenida Otto Felipe Braun, 1ºe 2º pisos, Barrio Brisas del Acre

Consulado do Brasil em Guayaramerín

Celular: 73958013

Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Rua 24 de Septiembre nº 691, esquina Rua Beni, Centro

Consulado do Brasil em Puerto Quijarro

Celular e whatsapp: 77321334

Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Calle Santa Cruz, sem número, Equipetrol, Arroyo Concepción

Consulado Honorário do Brasil em Sucre

Celular e whatsapp: 77137775

Endereço: Calle Dalence número 349, Sucre

Consulado Honorário do Brasil em Tarija

Celular: 71891617

Consulado Hononário do Brasil em Oruro (em processo de acreditação)

Celular e whatsapp: 69679506

 

Fim do conteúdo da página