Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Alertas > Recomendações de segurança a brasileiros na Arábia Saudita
Início do conteúdo da página

Recomendações de segurança a brasileiros na Arábia Saudita

A Embaixada do Brasil em Riade recorda à comunidade brasileira residente no Reino da Arábia Saudita que a situação nas principais cidades do país é de absoluta normalidade. O conflito no Iêmen tem afetado mais diretamente duas cidades localizadas ao sul da Arábia Saudita: Jizan e Najran. Não há registros de brasileiros residentes nessas cidades.

O último ataque de mísseis, ocorrido dia 9 de maio, foi o sexto realizado contra Riade desde novembro passado. Em todas as ocasiões, os mísseis foram interceptados pelos sistema de defesa antiaérea saudita, sem atingir seus alvos.

Quando o sistema de alerta por sirenes for ouvido, as seguintes providências deverão ser tomadas. Lembre-se de que, a partir do acionamento das sirenes, dispõe-se de tempo para agir. É IMPORTANTE SEMPRE MANTER A CALMA.


Ações a serem tomadas:

Antes do incidente

  • Prepare um local seguro em casa, com espaço adequado, suprimentos de emergência, lanternas e meios de comunicação, incluindo telefone fixo, celular e carregadores.

    Durante o incidente
  • Ir para a área mais segura, no andar mais baixo de sua localização atual, com o menor número de paredes externas e janelas. Fechar a porta dessa sala e sentar-se no chão perto
    de uma parede interna, longe de qualquer janela.

 Se não houver tempo de se abrigar em local coberto e protegido, deitar-se e cobrir a cabeça com as mãos para se proteger de estilhaços de vidro e outros fragmentos/detritos.

Após o incidente

 Se precisar de cuidados médicos urgentes e/ou uma resposta imediata da polícia, ligar para o número de emergência local da Arábia Saudita (Polícia - 999) (Ambulância - 997).

  • Localizar seus familiares e amigos e informar aos entes queridos que está seguro.
  • NÃO se aproximar ou inspecionar fragmentos de mísseis ou outros objetos suspeitos sob nenhuma hipótese. Afastar-se imediatamente do(s) objeto(s), dirigir-se para um local
    seguro e informar às autoridades locais.
  • Procurar acompanhar as principais redes de notícias e fontes oficiais de informação idôneas, como a Agência de Imprensa Saudita (SPA) e a Direção de Defesa Civil Saudita (em árabe) para atualizações e informações. Lembra-se de que informações veiculadas pelas redes sociais podem conter dados incorretos (“fake news”) e semear pânico de maneira desnecessária e indevida.

 

Fim do conteúdo da página