Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Retorno ao Brasil > Orientações para retorno ao Brasil
Início do conteúdo da página

Orientações para retorno ao Brasil

Todo ano, milhares de brasileiros deixam o país. No exterior, muitos nacionais estabelecem raízes e reconstroem satisfatoriamente suas vidas. A esses brasileiros, o Governo deseja todo êxito e segue oferecendo assistência e apoio por meio de sua rede consular, esperando que, sem prejuízo dos novos laços com o país de acolhimento,  mantenham os vínculos afetivos e culturais com o Brasil.

Outros nacionais, no entanto, vão ao exterior com o desejo de retornar ao Brasil - muitas vezes, após terem permanecido anos em outros países. A esses nacionais, o retorno deve ser orientado e facilitado, de modo a que possam reinserir-se na sociedade e no mercado de trabalho, retomando suas vidas no Brasil com a dignidade que merecem.

Há, ainda, cidadãos brasileiros que deixam o país com intuito de permanecer apenas temporariamente no exterior. Tratam-se de turistas, estudantes intercambistas, acadêmicos, voluntários ou trabalhadores de curta duração. A esses nacionais, devem ser fornecidas as informações adequadas sobre as condições para o reingresso no país. 

Qualquer que seja a sua situação, seja bem-vindo de volta ao Brasil!

Informações úteis para retorno ao Brasil
Independentemente da duração de sua viagem ao exterior, há um conjunto de informações que podem ser úteis para seu retorno ao país. Dados como a documentação necessária para retornar ao Brasil, informações alfandegárias, referências sobre entrada de menores, bagagens e animais domésticos, requisitos tributários e sanitários, bem como traslado de documentos obtidos no exterior estão, todos, disponíveis na seção "Retorno ao Brasil". Esses tópicos procuram facilitar o retorno de cidadãos brasileiros ao território nacional.

Guia de Retorno ao Brasil
O Guia de Retorno ao Brasil, elaborado em conjunto pelos órgãos federais brasileiros, tem o objetivo de capacitar agentes consulares brasileiros, funcionários de organizações de acolhimento estrangeiras e voluntários em geral, para que possam orientar os brasileiros retornados. Quando necessário, esses funcionários estarão capacitados a instruir esses nacionais a fazerem uso dos muitos programas e serviços que existem à sua disposição no Brasil, nas esferas de saúde, educação, trabalho, moradia e outros.  Leia com cuidado as informações do guia para um retorno seguro e tranquilo ao Brasil.

Portal do Retorno
Para informações adicionais, recomenda-se, ainda, acesso ao Portal do Retorno, sítio eletrônico desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em conjunto com entidades parceiras, para informações a emigrantes brasileiros que tenham ficado muitos anos no exterior  e estejam retornando, em definitivo, ao Brasil.




 

Fim do conteúdo da página