Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Retorno ao Brasil > Trabalho no Brasil
Início do conteúdo da página

Trabalho no Brasil

Cidadãos brasileiros no exterior em busca de informações sobre mercado de trabalho brasileiro, como vagas de emprego, cursos de qualificação, benefícios trabalhistas, entre outros, devem acessar o Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego. Nesse site, o trabalhador pode:
a) Acessar vagas de emprego disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (SINE), inscrever-se e participar do processo de intermediação de emprego, além de elaborar e imprimir o currículo;
b) Consultar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) para encontrar a descrição das ocupações do mercado de trabalho brasileiro;
c) Requerer e obter informações sobre o Seguro-Desemprego;
d) Obter informações sobre o benefício do Abono Salarial, informando o Número de Identificação Social – PIS/PASEP/NIT.

 
Para se informar sobre o mercado de trabalho em sua cidade natal ou em outro local no Brasil, pode-se acessar a seção Perfil do Município do Ministério do Trabalho e Emprego.  Nesse endereço, podem ser encontradas informações atualizadas mensalmente sobre o mercado de trabalho por setor econômico, por estados da Federação, pelas principais regiões metropolitanas e por municípios com mais de 10.000 habitantes (estado de São Paulo) ou 30.000 habitantes (demais estados).

 

Cursos Profissionalizantes
Para visualizar a oferta de cursos de qualificação por cidade, basta entrar no Portal Mais Emprego e clicar no ícone de Qualificação Profissional. Há na lista cursos presenciais e online, gratuitos e pagos. A título de exemplo, já foram oferecidos cursos voltados para áreas como construção civil, telecomunicações, etc.
O objetivo dos cursos de qualificação é contribuir para o aumento da chance de obtenção de emprego e trabalho decente e da participação em processos de geração de oportunidade de trabalho e renda, inclusão social, redução da pobreza, combate à discriminação e diminuição da vulnerabilidade das populações.

 

Microcrédito a trabalhadores brasileiros
A Secretaria do Trabalho, em parceria com o Banco de Brasília (BRB), elaborou cartilha de Educação Financeira do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (PROSPERA), cujo objetivo é ajudar o microempresário brasileiro a melhorar suas práticas financeiras em relação ao seu negócio. O programa compreende informações sobre microcrédito para trabalhos nas áreas rural e urbana. Mais informações sobre o PROSPERA podem ser encontradas aqui.

 

Outros programas
Vários estados da Federação possuem programas próprios para facilitação do crédito para microempreendedores e contratação de mão de obra brasileira  vinda do exterior. É o caso de programas como o Goiás Fomenta (GO), o Projeto Andorinhas (GO), o DesenBahia (BA) e o Banco do Povo (DF), por exemplo. Informe-se junto ao Governo do Estado onde você pretende residir sobre a disponibilização de programas nesse sentido.

 

Crédito para a casa própria
A Caixa Econômica Federal possui dois produtos que auxiliam o brasileiro no exterior a adquirir a casa própria. Com o Crédito Imobiliário para Emigrantes, o envio de remessas de recursos regulares do exterior serve para a comprovação da capacidade de pagamento de financiamento imobiliário no Brasil. Já a Carta de Crédito SBPE – Renda do Exterior é indicada para o emigrante que possui comprovante de rendimentos no exterior.

 

Núcleos de Apoio ao Trabalhador Brasileiro
Existem dois núcleos de apoio ao brasileiro retornado: em São Paulo/SP e em Foz do Iguaçu/PR, ambos já em funcionamento. Além desses espaços, o trabalhador brasileiro pode se dirigir às Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego  ou acessar o Portal Mais Emprego.O surgimento desses serviço deve-se à constatação do aumento do número de trabalhadores brasileiros que vêm retornando ao Brasil em vista das dificuldades enfrentadas em muitos países onde se encontravam como migrantes e da melhoria do mercado de trabalho brasileiro e das condições de vida no Brasil.

 

Núcleo de Apoio ao Trabalhador Brasileiro Retornado do Exterior (NIATRE) - São Paulo/SP
O NIATRE destina-se ao atendimento de trabalhadores brasileiros retornados do exterior com vistas a prestar orientação em sua reintegração ao Brasil e o acesso aos direitos e deveres que compõem a cidadania brasileira, bem como auxiliá-los na reinserção ao mercado de trabalho brasileiro.
Endereço:
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 - subsolo - Liberdade - São Paulo – SP (a duas quadras da Linha Azul do Metrô - desça na estação São Joaquim)
Telefone: (11) 3203-1916
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9 às 17 horas.

 

Casa do Migrante – Foz do Iguaçu/PR
O projeto “Casa do Migrante” destina-se ao atendimento de trabalhadores brasileiros que retornam ao Brasil facilitando sua reinserção no mercado de trabalho.
Endereço:
Casa do Migrante – Foz do Iguaçu – PR
(Fronteira Terrestre)
Rua Osvaldo Cruz – nº 400 –
Vila Portes CEP: 85.854-155.
Fone: (45) 3901-3282

Fim do conteúdo da página