Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estônia

Alertas para este país

Sem alertas para este país.

Informações básicas

Capital Tallinn
Língua Estoniano
Moeda Euro
Validade do passaporte Deve ser válido por pelo menos 3 meses após a partida do Espaço Schengen
Página do passaporte em branco Uma página é necessária para carimbo de entrada
Visto de turista necessário Favor consultar a tabela disponível na seção Vistos.
Vacinações Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
Restrições de moeda para entrar Não há
Restrições de moeda para sair Não há

Recomendações de viagem

A recomendação de viagem do Ministério das Relações Exteriores considera o contexto de infraestrutura, segurança e saúde, bem como a situação geral do país escolhido como destino, avaliando os riscos potenciais de uma viagem a cidadãos brasileiros. 

 

 

Viajar com precauções normais de segurança

X

Viajar com grau moderado de cautela

 

Viajar com alto grau de cautela

 

Evitar viagens não-essenciais  

 

Não viajar

 

Rede Consular do Brasil

Recomenda-se que cidadãos brasileiros portem relação com os números de telefone da Embaixada e/ou do Consulado instalado na região em que pretende transitar ou permanecer. A assistência consular é um direito reconhecido por tratados internacionais, e o cidadão estrangeiro deve sempre exigir das autoridades locais a oportunidade de comunicar-se com Representação Diplomática de seu país. O Itamaraty recorda que a assistência consular prestada ao cidadão brasileiro é isenta de custos, embora não exista previsão legal para o custeio de despesas com, por exemplo, advogados e tratamento médico/hospitalar. 

 

Embaixada do Brasil em Talin

Endereço: A Lauteri 5, 4th floor 10114 Tallinn, Estonia

Telefone: (+372) 6337070// (+327) 6335330

Plantão Consular: +372 530 548 84 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)

Email: -

Site da Repartição:  -

 

Para saber o que uma Embaixada ou Consulado brasileiro pode e não pode fazer por você, clique aqui.

Em caso de morte de cidadão brasileiro no exterior, acidentes, inadmissões e demais emergências consulares, clique aqui.

Em caso de dúvidas, clique aqui.

Consulados Honorários do Brasil

 Não há Consulado Honorário no país.

Comunidade brasileira e principais destinos

Comunidade brasileira       

A maioria da comunidade brasileira está concentrada nas cinco principais cidades da Estônia.

Principais destinos   

A capital, Talin, concentra 29,8% da população da Estônia (cerca de 400 mil habitantes). Outras cidades importantes são:

Tartu: 103,3 mil habitantes;

Narva: 65,9 mil habitantes;

Kohtla-Järve: 44,5 mil habitantes;

Pärnu: 44 mil habitantes.

Entrada

O conteúdo a seguir está sujeito a mudanças e pode não ter as informações completas que assegurem a entrada no país escolhido. Para mais informações, recomenda-se a leitura completa das páginas do Portal Consular, incluindo os alertas migratórios e a seção Vistos. Recomenda-se, ainda, que, antes de viajar, cidadãos brasileiros contatem uma Embaixada ou Consulado do país escolhido como destino para certificar-se dos requisitos de visto e entrada e permanência. 

Inadmissões de cidadãos brasileiros

A prerrogativa de cada país de determinar quem pode ou não entrar em seu território é decisão soberana de cada Estado. O Governo do Brasil não poderá intervir a favor de cidadãos brasileiros não admitidos por não terem cumprido os requerimentos de entrada.

O Ministério das Relações Exteriores tem mantido contatos sistemáticos com autoridades estrangeiras, no sentido de sensibilizá-las sobre a necessidade de adoção de critérios claros na política de controle migratório, de maneira a serem evitados comportamentos que possam ser interpretados como discriminatórios ou que atentem contra a dignidade e moralidade dos indivíduos.

Recomenda-se a leitura da seção Inadmissões/deportações de cidadãos brasileiros para mais informações.

Febre amarela          

A febre amarela é considerada endêmica no Brasil. Por isso, alguns países podem exigir de cidadãos brasileiros comprovante de vacinação contra a doença. Mais informações sobre o assunto e outras vacinas eventualmente necessárias podem ser encontradas no tópico Saúde do viajante.

Visto  

Favor consultar a tabela disponível na seção Vistos.

Acordo de Schengen           

A Estônia faz parte do chamado Espaço Schengen, área criada por convenção entre países europeus na qual não há controles fronteiriços ou alfandegários. Assim, cidadãos brasileiros que desejam circular entre os países do Acordo de Schengen não precisarão apresentar passaportes nas fronteiras. Ressalta-se, no entanto, que o controle fronteiriço de cada país é prerrogativa unicamente das autoridades locais, que poderão adotar as medidas que julgarem necessárias para controlar a circulação de pessoas em seus territórios. Mais informações poderão ser obtidas no Alerta migratório – Espaço Schengen.

Requisitos de entrada         

O documento de viagem deve ser válido por, no mínimo, até 3 meses depois da data em que se pretende deixar o país.

Porte de dinheiro     

Cidadãos brasileiros em viagem ao país que estejam portando mais de 10.000 euros ou equivalente devem declarar a quantia. Dinheiro não declarado pode ser confiscado na ocasião da partida, e cidadãos poderão ser processados pelas autoridades locais.

Entrada de menores            

Em esforços para prevenir sequestro internacional de menores, alguns Governos estrangeiros começaram a verificar o status de menores em pontos de entrada do país. Essas verificações frequentemente incluem exigência de documentos que comprovem a relação do menor com a pessoa que o estiver acompanhando e autorização de viagem,  por escrito,  do genitor ausente. Caso um dos genitores tenha falecido, é necessário portar cópia do certificado de óbito. Para mais informações, pode-se acessar a página Viagem de menores brasileiros ao exterior.

Entrada de animais domésticos     

Animais de estimação provenientes de países não pertencentes à União Europeia podem entrar no país desde que possuam: Certificado Veterinário ou Passaporte Animal válido; microchip (ISSO 11784) e vacina antirrábica válida. Informações adicionais podem ser obtidas nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.vet.agri.ee/ (autoridade estoniana de segurança alimentar e veterinária); http://www.emta.ee/index.php?id=1089 (autoridade fiscal e alfandegária).

Dupla nacionalidade           

O país permite a dupla nacionalidade. Destaca-se, no entanto, que, no Brasil, nacionais devem entrar e sair portando passaporte brasileiro. Assim, cidadãos com dupla nacionalidade devem viajar necessariamente com o passaporte brasileiro. Mais informações estão disponíveis no aviso Brasileiros com dupla nacionalidade.

Informações adicionais       

Maiores informações para viajantes podem ser obtidas no endereço eletrônico http://vm.ee/en/node/6978 (sítio oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estônia).

Permanência

Imigração irregular

Assistência consular é prestada a todos os cidadãos brasileiros no exterior, independentemente de sua situação migratória. No entanto, o Governo brasileiro recomenda fortemente que nacionais do Brasil no exterior busquem sempre estar em situação migratória regular. A legislação de determinados países pode punir a imigração irregular de maneiras severas, prevendo multas de valor expressivo e, em alguns casos, detenção. Recomenda-se, nesse sentido, a leitura detalhada das informações publicadas na seção Imigrar para outros países.  

Estudantes brasileiros no exterior

Cidadãos que pretendem viajar ao exterior para estudar devem atentar-se à necessidade de planejar cuidadosamente sua estadia, especialmente se for a primeira vez que realizam viagem internacional. Devem solicitar visto à Embaixada do país com a devida antecedência; pesquisar e conhecer a realidade do país e da cidade onde pretendem estudar, em particular sobre seu sistema de ensino; conhecer os costumes locais; ter domínio do  idioma do ensino e verificar antes com as autoridades competentes do Ministério da Educação do Brasil e das universidades federais sobre os procedimentos para efetuar a revalidação de seus estudos e diplomas no Brasil. Antes de viajar, recomenda-se anotar os números de contato da Embaixada ou Consulado do Brasil mais próximo, em caso de necessidade, e efetuar sua matrícula consular na Representação brasileira, para que possa entrar em contato em caso de emergências.  Se tiver de usar medicamentos para condição de saúde ou enfermidade, deve-se verificar se a receita médica será válida no país de estudo ou quais seriam as exigências para receber receita médica no local. Mais informações estão disponíveis na seção Estudar em outros países.

Trabalhar no exterior

Modelos, jogadores/técnicos de futebol e outros profissionais brasileiros que pretendem trabalhar no exterior devem ler cuidadosamente a cartilha Orientações para o trabalho no exterior, elaborada para ajudar cidadãos brasileiros que pretendem trabalhar no exterior. Recomenda-se vivamente que a leitura seja feita antes da assinatura de qualquer contrato de trabalho com clube, empresa ou representação estrangeira.

Informações adicionais       

Informações relativas à extensão do período de permanência, bem como à obtenção de vistos de residência, temporários ou de longo prazo, podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.politsei.ee/en/teenused/.

Segurança

Crimes, com diferentes graus de violência, ocorrem em qualquer lugar do mundo. Durante viagens ao exterior, cidadãos brasileiros devem permanecer atentos e ter sempre cautela, independentemente do destino escolhido. A maior parte dos crimes não violentos, como furtos e roubos, pode ser evitada tomando-se precauções normais de segurança, com atenção redobrada a pertences pessoais e a movimentações estranhas em lugares públicos, por exemplo. Em caso de ocorrência de crimes com vítimas, cidadãos brasileiros devem contatar imediatamente as autoridades policiais locais e a  Embaixada ou Repartição consular do Brasil mais próxima. Para mais informações, pode-se acessar a informação Segurança do viajante.     

Perda de documentos brasileiros   

No exterior, cidadãos brasileiros devem ter sempre o máximo de cuidado com seu passaporte brasileiro e seguir todas as orientações escritas nas páginas do documento de viagem. Durante a viagem, recomenda-se manter cópia autenticada de documento de identidade e de certidão de nascimento, além de cópia simples do passaporte em local seguro. A posse dessas cópias facilitará a emissão de novo passaporte, em caso de perda ou furto dos documentos originais. Cidadãos que estejam em retorno ao Brasil podem solicitar Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), cuja emissão é mais rápida e mais barata que um novo passaporte, sob determinadas condições. Em caso de dúvidas, recomenda-se a leitura da seção Perda de documentos brasileiros no exterior e, para saber sobre emissão de documentos brasileiros no exterior, pode-se consultar a página Emissão de documentos no exterior.

Vítimas de crimes

Providências que o cidadão brasileiro deve tomar caso seja vítima de algum crime:

a) consultar um médico, se necessário;

b) dirigir-se imediatamente à autoridade policial mais próxima e registrar boletim de ocorrência, com as seguintes informações: data, local e hora do incidente, perdas materiais e lesões corporais da agressão ou crime (fornecendo todos os elementos úteis ao inquérito); descrição física do autor, tipo e cores de vestimenta, sinais particulares, modelo, cor e número de placa do automóvel, se for o caso;

c) informar Representação diplomática ou Repartição consular do Brasil sobre sua situação.

Segurança pública   

A Estônia é um país razoavelmente seguro e as possibilidades de catástrofes naturais, epidemias, conturbações políticas e ameaças à segurança pública são atualmente muito reduzidas. Furtos de veículos, assaltos e invasões de residências são geralmente enquadrados como "crimes de conveniência". Deixar um objeto de valor à vista dentro do carro, por exemplo, aumenta as chances de furto. A maioria dos atos criminosos bem sucedidos é praticada contra pessoas que não prestam a devida atenção ao ambiente ao seu redor. Caixas eletrônicos são geralmente seguros, mas sugere-se que o viajante adote medidas de segurança padrão ao utilizá-los. Recomenda-se, ainda, precaução contra os chamados "batedores de carteiras", que normalmente atuam em áreas com grande trânsito de turistas, especialmente durante o verão.

Furtos e roubos        

Batedores de carteira e outros criminosos podem furtar objetos em regiões com grande concentração de pessoas, sobretudo no centro de Talin, na praça da prefeitura (Raekoja Plats), no aeroporto, nas estações de trem, nas estações de ônibus e no mercado central. Em todas essas localidades, os bens de valor devem ser cuidadosamente guardados.

Manifestações populares    

Manifestações são raras na Estônia. Ainda que os protestos sejam pacíficos, recomenda-se que cidadãos brasileiros evitem áreas com registro de manifestações, já que esse tipo de atividade pode escalar para conflitos em caso de confrontação com autoridades policiais locais.

Instituições fraudulentas

Recomenda-se aos brasileiros que planejam viajar à Estônia para estudar que se informem sobre a situação das instituições de ensino escolhidas. Antes de viajar, cidadãos brasileiros devem checar as informações sobre idoneidade das instituições e verificar aquelas credenciadas junto ao Governo local.

Golpes           

Estrangeiros na Estônia estão sujeitos a golpes, o que inclui fraudes no cartão de crédito e contas com valores exagerados. Cidadãos brasileiros devem permanecer vigilantes, autorizar compras com cartão de crédito apenas quando estiverem certos de que o valor cobrado é correto e reportar qualquer atividade suspeita às autoridades policiais. Para mais informações sobre o assunto, pode-se ler a cartilha Golpes pela internet elaborada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Inverno         

O inverno na Estônia (novembro a fevereiro) pode ser muito frio e com bastante neve. Nesse período, os dias são também mais curtos e escuros. As temperaturas podem chegar a -20°C, ou menos, geralmente em janeiro e fevereiro. Já no verão (junho a agosto), a temperatura média é de 18°C, podendo chegar a 30°C.

Turismo de aventura

É grande o número de turistas na Estônia que desejam realizar turismo de aventura (montanhismo, trilhas) ou praticar esportes radicais. Nesse sentido, turistas brasileiros devem contratar seguro-saúde que ofereça cobertura contra ferimentos decorrentes de acidentes. Mais informações podem ser obtidas no aviso Turismo de aventura.

Assédio sexual e crimes contra a mulher  

Denúncias de assédio sexual são raras, mas podem ocorrer em qualquer país, independentemente do destino escolhido. Mulheres devem evitar andar sozinhas, especialmente durante a noite e/ou em áreas isoladas.

Mais informações estão disponíveis no aviso Mulheres em viagens ao exterior.

Tráfico de pessoas   

A polícia brasileira, em cooperação com autoridades policiais de outros países e da INTERPOL, segue investigando casos de tráfico de mulheres envolvendo nacionais do Brasil. O Governo brasileiro preparou uma cartilha sobre o tema para a difusão de informação sobre esse tipo de crime, com o intuito de alertar potenciais vítimas. Mais informações podem ser encontradas no Guia de Atuação no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Caso seja vítima ou tenha alguma informação sobre eventual caso de tráfico internacional de pessoas envolvendo cidadão ou cidadã brasileira, recomenda-se fortemente que procure a Representação consular, para relatar o caso e receber orientações. Os dados serão tratados com a devida confidencialidade. Mais informações estão disponíveis em http://www.justica.gov.br/sua-protecao/trafico-de-pessoas

Contatos importantes          

O número para chamadas de emergência para a Polícia na Estônia é o 110 (instruções sobre como usar o serviço estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.rescue.ee/police).

Saúde

A situação geral de saúde em outros países pode ser bem diferente daquela do Brasil. Cidadãos estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita em grande número de países. Recomenda-se vivamente que viajantes brasileiros sempre contratem seguro internacional de saúde adequado, mesmo que tal documento não seja exigido pelas autoridades migratórias locais. O Ministério das Relações Exteriores não poderá se responsabilizar por despesas médicas de brasileiros no exterior.

Antes de viajar, nacionais brasileiros devem certificar-se de sua saúde física, tomando as vacinas indicadas para o destino escolhido. Vacinas contra difteria, tétano, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola e tuberculose são recomendadas para todo tipo de viagem. Em caso de dúvidas, o Ministério da Saúde poderá ser consultado.

Para obter informações sobre surtos de doenças infecciosas no exterior, é importante consultar o sítio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contém dados detalhados sobre a situação específica de saúde de cada país.

Ao retornar de países com ocorrência de endemias, quaisquer sintomas devem ser imediatamente comunicados às autoridades de saúde brasileiras.

Falecimento de cidadão brasileiro

Na infeliz ocorrência de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, Repartições consulares do Brasil permanecerão à disposição para prestar a assistência cabível aos familiares. Recomenda-se que a família do cidadão brasileiro falecido contate a Embaixada ou o Consulado da jurisdição para orientações, por meio dos telefones regulares ou, se for o caso, do celular de plantão. Cabe aos familiares do falecido custear as despesas de traslado dos restos mortais ao Brasil, se for o caso. Mais informações estão disponíveis na seção Emergências.

Rede de saúde          

O atendimento médico na Estônia é considerado bom, especialmente em Talin, Tartu e Pärnu. Entretanto, ainda que os profissionais médicos sejam bem capacitados, alguns hospitais necessitam de mais equipamentos e recursos. É importante observar que parte do pessoal hospitalar detém limitado conhecimento de inglês. Os hospitais públicos estonianos atendem estrangeiros não assegurados pelo sistema de saúde local, mas há necessidade de arcar com as despesas do tratamento.         Listagem completa dos hospitais na Estônia está disponível no endereço eletrônico https://www.haigekassa.ee/en/hospitalsestonia.

Vacinação     

Caso haja a intenção de visitar áreas florestais do país durante o verão, há a necessidade de se tomar precauções contra a encefalite transmitida por carrapatos. A vacina contra a doença está disponível nos hospitais. Sérios casos de gripes, incluindo a H1N1, têm sido reportados no país, o que sugere a necessidade de vacinação antes da viagem à Estônia.

AIDS

A AIDS permanece como um dos maiores problemas da saúde pública do país. Segundo relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e a AIDS (UNAIDS) , cerca de 1,3% da população do país pode estar contaminada com o vírus HIV, o que constitui o índice mais alto de toda a Europa. Recorda-se a cidadãos brasileiros a importância da adoção de medidas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. Para mais informações, o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (http://www.aids.gov.br/) poderá ser  consultado.

Contatos importantes          

Chamadas de emergência podem ser feitas ao número 112 (instruções sobre o serviço estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.rescue.ee/23331. O serviço está disponível 24 horas, mas o atendimento em inglês pode ser limitado.

Transportes

Infraestrutura de transportes

A infraestrutura de transportes rodoviário, aéreo, ferroviário e marítimo, bem como de transportes públicos, de táxis e de aluguel de veículos pode ser bem diferente no destino escolhido, quando comparada à infraestrutura do Brasil, especialmente em regiões inóspitas. Antes de viajar, recomenda-se leitura detalhada das informações sobre meios de transporte no país escolhido, procurando, se necessário, dados adicionais. Em caso de dúvidas, a Embaixada ou Representação consular do Brasil poderá ser contatada. Outras informações podem ser obtidas, ainda, na página Carteira de Habilitação do Portal Consular.

Transporte aéreo     

O Aeroporto Lennart Meri, em Talin, é o principal aeroporto da Estônia e está localizado a apenas 4 km do centro da cidade. Os outros aeroportos na Estônia estão localizados em Tartu (Tartu Airport), Pärnu (Pärnu Airport), Saarema (Kuressaare Airport) e Hiiumaa (Kärdla Airport). Informações sobre voos domésticos e internacionais podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.tallinnairport.ee/.

Transporte ferroviário

A Estação Báltica (Balti jaam) em Talin é a principal estação de trem da Estônia. Todos as linhas locais, intermunicipais e internacionais do país partem dessa estação, localizada próxima à Cidade Velha.

Transporte marítimo          

O Porto de Talin é um dos maiores e mais movimentados do Báltico. Informações sobre o porto, companhias de navegação e horários podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.ts.ee/.

Transporte público  

O transporte público estoniano está em processo de modernização, o que ocorre concomitantemente à melhoria de acesso a deficientes físicos. Nessa questão específica, o serviço pode ser considerado como regular. No mais, o sistema atende satisfatoriamente a população. Vale ressaltar que, ainda que a cidade não tenha metrô, a utilização dos ônibus e do bonde é gratuita para os residentes de Talin.

Ônibus, tróleis e bondes operam regularmente de 5h da manhã à meia-noite. O serviço é gratuito para os residentes em Talin. Os não-residentes podem comprar o chamado "green card" em diversos pontos da cidade. Bilhetes únicos podem ser comprados diretamente do motorista, com dinheiro apenas, ou por meio de telefone celular. Instruções sobre como comprar os bilhetes estão disponíveis em todos os veículos.

O meio de transporte mais usado entre cidades na Estônia é o ônibus. As principais linhas são bem equipadas e possuem internet sem fio gratuita a bordo. A Estação de Ônibus de Talin (Autobussijaam) é a principal estação de ônibus intermunicipais da Estônia e está localizada próxima ao centro da cidade. É possível obter informações detalhadas sobre destinos e passagens no endereço eletrônico http://www.bussijaam.ee/.

Táxis  

A contratação de serviços de táxi em Talin merece atenção. Há a prática de explorar o desconhecimento do estrangeiro para a cobrança de preços abusivos com a utilização de rotas mais longas. Deve-se buscar empresas consideradas seguras, cujas taxas cobradas sejam afixadas na janela do passageiro e o custo da corrida seja sempre calculado por um taxímetro.

As principais empresas de táxi na Estônia, que aceitam amplamente cartões de crédito e débito, são:  

Tulika Takso: http://www.tallinn-airport.ee/

Krooni Takso: http://www.kroonitakso.ee/

Sõbra Takso: http://www.sobratakso.ee/

Marabu Takso: http://www.marabu.ee/

Em seus deslocamentos, o turista deve optar por meios de transporte seguros: usar os serviços de táxis com agendamento por telefone ou os táxis recomendados pelos principais hotéis, evitando tomar táxis avulsos.

Transporte rodoviário        

Embora as estradas na Estônia sejam consideradas de boa manutenção e infraestrutura, algumas vias, sobretudo em áreas rurais, podem ser mal iluminadas e sinalizadas. Acidentes causados por motoristas embriagados ocorrem com alguma frequência, embora as multas aplicadas para esse tipo de infração sejam de alto valor. Informações específicas sobre regras de trânsito e direção no país podem ser obtidas no endereço eletrônico da administração rodoviária estoniana (https://www.mnt.ee/).

Carteira de Habilitação      

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira é válida na Estônia por até 12 meses depois da chegada no país. Depois disso deve ser feita a substituição pela carteira de habilitação local.

Pedestres       

A Estônia é bastante escura durante o inverno e, nessa época, os pedestres devem usar pequenos refletores, que podem ser afixados à roupa, ao casaco ou à bolsa. Há multa de USD 50,00 para pedestres que não estejam utilizando refletores. A fiscalização da lei é mais rigorosa na parte rural do país, onde o risco de atropelamento durante o inverno é maior.

Infraestrutura turística

Orientações gerais    

Ao planejar suas viagens, cidadãos brasileiros devem estar cientes de orientações básicas, válidas para todo tipo de viagem ao exterior, independentemente do país escolhido como destino. Recomenda-se, assim, a leitura cuidadosa das informações disponíveis em  Orientações gerais para quem vai viajar ao exterior.

Infraestrutura turística       

Instalações turísticas em Talin são comparáveis àquelas encontradas nos países da Europa Ocidental, mas podem ser mais limitadas em áreas rurais. Em diversos lugares do país, inclusive zonas fora da capital, locais podem comunicar-se em inglês.

Clima

Devido à sua latitude norte, o país têm verões curtos e amenos, enquanto os invernos são longos, frios e escuros, quando a temperatura pode alcançar 30 graus célsius negativos. Durante o verão, os dias são longos, podendo alcançar 19 horas ensolaradas e, durante o inverno, os dias são curtos, chegando a apenas 6 horas de sol no dia mais curto. O país tem fortes nevascas durante o inverno e chuva distribuída ao longo do ano.

Comunicação e idiomas      

Estoniano 69,7% (oficial), Russo 25,2%, Ucraniano 1,7%, Bielorrusso 1,0%, Finlandês 0,6%, outros 2,4%. Turistas não deverão encontrar problemas para comunicar-se em inglês.

Opções de comércio

Talin está bem servida no que se refere ao comércio. As principais marcas europeias ou de inserção internacional se fazem presentes na cidade. Vale mencionar os principais centros comerciais no centro da cidade:          
Viru Keskus. End Viru väljak 4, 10111 Talin, Estônia.       
Solaris. End. Estonia puiestee 9, 11314 Talin, Estônia.       
Kaubamaja. End. Gonsiori 2, 10143 Talin, Estônia.
Stockmann. End. Liivalaia 53, 10145 Talin, Estônia.          
Kristiine keskus. End. Endla 45, 10615 Talin, Estônia.

Opções de lazer        

Durante o verão, Talin e as demais regiões da Estônia têm uma vida cultural intensa, sobretudo na área musical. São inúmeros os festivais de música, de estilos variados, como jazz, música clássica, rock, e música folclórica estoniana e do restante da Europa. Alguns eventos merecem especial registro:

Laulupidu- O Festival de Canto e Dança da Estônia acontece uma vez a cada cinco anos e é um chamado para reafirmar o sentimento de unidade e perseverança da nação estoniana. O primeiro festival aconteceu em 1869 e teve 878 cantores homens. Ao longo da história serviu como meio de resistência e preservação da cultura estoniana, frequentemente sob o jugo estrangeiro. Em julho de 2014, o festival alcançou a participação de 42 000 mil cantores e dançarinos. O festival foi declarado pela UNESCO como Obra-Prima Oral Intangível da Humanidade.

No mesmo contexto do Laulupidu, um dos pontos altos das atividades culturais da capital é o um Festival de Canto e Dança da Juventude, que ocorre a cada cinco anos. O ultimo tendo ocorrido em julho 2011, no qual 25 mil jovens formam um coral. O festival faz parte da identidade nacional estoniana e teve relevante papel de resistência política ao longo da história do país.

O festival de Música Folclórica de Viljandi ocorre anualmente durante o verão e reúne, durante quatro dias, 20 mil visitantes que prestigiam em média 200 artistas de todo o mundo em 100 apresentações, a maioria ao ar livre.

Opções culturais      

Durante as outras estações do ano que não o verão, a Estônia continua a oferecer opções culturais variadas, mas com menor intensidade. Há a opção de óperas, cinemas e alguns festivais de música. Quanto ao teatro, há a dificuldade de a maioria das apresentações ocorrerem no idioma estoniano.

Bancos          

Há diversos bancos e caixas eletrônicos disponíveis em Talin. Em alguns caixas eletrônicos, é possível efetuar transações apenas por meio de cartões que contenham chip bancário.        

Informações adicionais       

O site oficial de informações ao turista da Estônia é o http://www.visitestonia.com/.

Costumes locais e legislações específicas

Legislação local

Durante sua estadia em outro país, cidadãos brasileiros estão sujeitos às leis locais, ainda que elas sejam bem diferentes da legislação do Brasil. Viajantes que desobedeçam às leis locais podem ser multados, processados ou presos. Recomenda-se que, antes de viajar, cidadãos brasileiros estudem a legislação e os costumes do destino escolhido, contatando, se necessário, a Embaixada ou Repartição consular do Brasil no exterior, em caso de dúvidas sobre questões pontuais.        

Questões de gênero

Normas legais e/ou religiosas que regulam o direito das mulheres podem variar consideravelmente de país a país. Cidadãs brasileiras podem encontrar, em outros países, realidade completamente diferente daquela do Brasil. Recomenda-se que mulheres em viagens ao exterior leiam  detalhadamente as informações da página Mulheres em viagens ao exterior

Prisão de cidadão brasileiro

Em caso de prisões envolvendo cidadãos brasileiros, os detidos têm o direito de contatar agentes consulares do Brasil para pedir assistência. Nesses casos, nacionais devem sempre requisitar às autoridades policiais locais que comuniquem a situação à Embaixada ou Repartição consular brasileira o mais rápido possível. O Posto esclarecerá ao brasileiro detido quais são seus direitos no país e prestará apoio para que sua integridade física e psicológica seja respeitada. Para mais informações, deve-se acessar a página Detenção no exterior. Em casos de detenção por tráfico de drogas, recomenda-se, ainda, a leitura do guia Detenção por tráfico de drogas no exterior.   

Identificação 

Pela lei local, todos os cidadãos estrangeiros no país devem portar documento de identificação. Assim, recomenda-se que cidadãos brasileiros portem, a todo momento,  cópia do passaporte brasileiro, deixando o original em local seguro, para evitar perdas ou furtos.  Autoridades policiais podem requisitar, a qualquer momento, prova de identificação. Nessas ocasiões, cidadãos que não tenham em mãos documento de identidade estão sujeitos a multas, possíveis interrogatórios e, em casos mais graves, até detenção.

Particularidades culturais  

Não há particularidades culturais que possam levar o visitante brasileiro a situações constrangedoras ou de risco na Estônia. Recomenda-se, de toda forma, o uso do bom-senso. Informações gerais sobre os costumes e o povo estonianos podem ser encontradas no endereço eletrônico http://estonia.eu/about-estonia/society/estonians.html.

Sincretismo cultural            

Estoniana 68.7%, Russa 24.8%, Ucraniana 1.7%, Bielorrussa 1%, Finlandesa 0.6%, outras 1.6%, não especificados 1.6% (2011 est.)

Minorias       

Ainda que raramente, há registro de reclamações contra racismo em relação a afrodescendentes. Aparentemente, não há descontentamento quanto ao tratamento outorgado às mulheres, a homossexuais e às minorias religiosas, ainda que a diferença salarial, no quadro da União Europeia, entre homens e mulheres seja bastante acentuada em favor dos homens.

Tolerância religiosa

Evangélica Luterana, 9,91%, ortodoxos, 16,15%; outros cristãos (incluindo Metodista, Adventista do Sétimo Dia, Igreja Católica Romana, Pentecostal) 3,25%; não afiliados 54,14%, e outros 16,55% não especificados nenhuma (censo de 2011).

Tolerância LGBT    

Há comunidade LGBT organizada e eventos LGBT no país, e, pela lei estoniana, tais cidadãos são protegidos de discriminação. Mais informações podem ser encontradas no endereço eletrônico http://www.visitestonia.com/en/things-to-see-do/estonia-for-people-like-you/gay. Para mais informações, recomenda-se a leitura cuidadosa do aviso "Tolerância em relação à homossexualidade no exterior", disponível aqui.

Portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida 

Cidadãos com mobilidade reduzida podem encontrar dificuldade para locomover-se pela Estônia e para acessar determinados prédios, shoppings, hotéis e restaurantes. No entanto, há leis que exigem que novas construções sejam feitas com condições de acessibilidade a todos os cidadãos. Para mais informações, recomenda-se a leitura da página Pessoas com deficiência em viagens ao exterior.

Entorpecentes          

As penas para a posse, o uso e o tráfico de drogas são severas no país, e condenados por um desses crimes podem ser sentenciados a muitos anos de prisão e multas de alto valor.

Informações adicionais       

Acidentes de trânsito, segurança pessoal e patrimonial:

http://www.politsei.ee/en/nouanded/;

Autoridade fiscal e alfandegária: http://www.emta.ee/;

Ministério dos Negócios Estrangeiros: http://vm.ee/;

Administração Rodoviária: http://www.mnt.ee/.

Penalidades que destoam das leis brasileiras

A Constituição Federal brasileira de 1988 proíbe a pena de morte (em tempos de paz), prisão perpétua, banimento, trabalhos forçados e quaisquer outras penalidades consideradas cruéis. Nessa linha, o Brasil é membro do Protocolo da Convenção Americana de Direitos Humanos para a Abolição da Pena de Morte (ratificado em 13 de agosto de 1996).

No ordenamento jurídico interno de outros países, as penalidades previstas podem ser bem distintas daquelas permitidas no Brasil. Recorda-se  que cidadãos brasileiros em viagem ao exterior estarão sujeitos às leis do país em que se encontram, podendo ser condenados, inclusive, a penas proibidas no Brasil. 

Não existem penalidades na Estônia que destoam das previstas no ordenamento jurídico brasileiro.

Informações adicionais

IMPORTANTE: A relação de fontes para leitura adicional é meramente indicativa. O Itamaraty não se responsabiliza pelo conteúdo do material indicado.

Guia para quem planeja viver na Estônia:

http://issuu.com/eas-estonia/docs/relocationguide_2014;

Indicadores estatísticos da Estônia:
http://www.stat.ee/;

Informações para estudantes e pesquisadores:

http://euraxess.ee/;

Site oficial da cidade de Talin:         
http://www.tallinn.ee/;

Informações variadas sobre o país:   
http://estonia.eu/;

Portal estatal com serviços on-line:   
https://www.eesti.ee/.

Rough Guide sobre o país pode ser encontrado, em inglês, no endereço eletrônico:

http://www.roughguides.com/destinations/europe/estonia;

Running The World: Tallinn, Estonia (Blaze Travel Guides) (English Edition);

Estonia and the Estonians: Updated Second Edition (Hoover Institution Press Publication) por Toivo U. Raun (31 Jul 1987);

Historical Dictionary of Estonia (Historical Dictionaries of Europe) por Toivo Miljan (13 Jan 2004);

The New Estonian Golden Age: How Estonia Will Rise To Be One Of Europe's Five Richest Nations por Alexander Grover (6 Mar 2010);

Estonia - Culture Smart!: The Essential Guide to Customs & Culture por Clare Thomson (4 Jan 2011);

Recomenda-se leitura da seção Guia de países para verificar se há mais informações sobre o destino escolhido.

Para informações sobre as relações diplomáticas do Brasil com a Estônia clique aqui.

Fim do conteúdo da página