Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Finlândia

Alertas para este país

Sem alertas para este país.

Informações básicas

Capital Helsinque
Língua Finlandês e sueco
Moeda Euro
Validade do passaporte Deve ter validade superior a 3 meses quando da saída do Espaço Schengen
Página do passaporte em branco Duas páginas são necessarias
Visto de turista necessário Favor consultar a tabela disponível na seção Vistos.
Vacinações Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
Restrições de moeda para entrar Valor máximo de 10.000 euros ou equivalentes
Restrições de moeda para sair Valor máximo de 10.000 euros ou equivalentes

Recomendações de viagem

A recomendação de viagem do Ministério das Relações Exteriores considera o contexto de infraestrutura, segurança e saúde, bem como a situação geral do país escolhido como destino, avaliando os riscos potenciais de uma viagem a cidadãos brasileiros.

 

X

Viajar com precauções normais de segurança

 

Viajar com grau moderado de cautela

 

Viajar com alto grau de cautela

 

Evitar viagens não-essenciais  

 

Não viajar

 

Não há, na Finlândia, avisos específicos ou situações que demandem grande atenção por parte dos viajantes brasileiros, mas algum grau de cautela é sempre necessário ao viajar, independentemente do destino escolhido. Cidadãos brasileiros devem viajar à Finlândia com precauções normais de segurança. Para maiores informações, recomenda-se a cuidadosa leitura dos tópicos desta página.

Cidadãos brasileiros devem ter sempre as informações de contato da Embaixada do Brasil em Helsinque, que, se necessário, poderá prestar assistência consular a nacionais na Finlândia. 

A depender da natureza de sua solicitação, a melhor opção poderá ser entrar em contato com sua família, amigos, companhia aérea, agente de viagem, operador de turismo, empregador ou seguro de viagem em primeiro lugar. Os Postos com serviço consular estão a disposição para auxiliar em casos de maior complexidade. Acesse o Portal Consular  para saber o que uma Repartição Consular pode ou não pode fazer por você.

Para assuntos graves e de natureza jurídica, recomenda-se entrar em contato, inicialmente, com as autoridades de polícia e/ou de saúde locais, a partir dos dados de contato informados nos tópicos "Segurança" e "Saúde" do Portal Consular. Caso necessário, a Rede Consular do Brasil poderá ser contatada.

Para solicitações fora do horário de expediente e casos de comprovada emergência, o plantão consular da Embaixada ou Consulado do Brasil poderá ser acionado. Contate a página Emergências do Portal Consular para maiores informações.

Rede Consular do Brasil

Recomenda-se que cidadãos brasileiros portem relação com os números de telefone da Embaixada e/ou do Consulado instalado na região em que pretende transitar ou permanecer. A assistência consular é um direito reconhecido por tratados internacionais, e o cidadão estrangeiro deve sempre exigir das autoridades locais a oportunidade de comunicar-se com Representação Diplomática de seu país. O Itamaraty recorda que a assistência consular prestada ao cidadão brasileiro é isenta de custos, embora não exista previsão legal para o custeio de despesas com, por exemplo, advogados e tratamento médico/hospitalar.

Embaixada do Brasil em Helsinki/Helsinque.

Endereço: Itainen Puistotie 4 B-1 00140 Helsinki Finland

Telefone: +358 9 658 15011

Plantão Consular: 358 40 840-1652 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Embaixada-do-Brasil-em-Helsinque/477616402365291

Site da Repartição:  http://helsinque.itamaraty.gov.br/pt-br/

 

Para saber o que uma Embaixada ou Consulado brasileiro pode e não pode fazer por você, clique aqui.

Em caso de morte de cidadão brasileiro no exterior, acidentes, inadmissões e demais emergências consulares, clique aqui.

Em caso de dúvidas, clique aqui.

Consulados Honorários do Brasil

Consulado Honorário do Brasil em Tampere

Titular: Tuija Kristiina Saari Isique

Endereço: Kiinteistömaailma, Sammonkatu 26, 33540, Tampere

Telefone: 358 50 4488 085

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Consulado Honorário do Brasil em Turku

Titular: Rauno Tapani Puolimatka

Endereço: Aurakatu 8, 20100 Turku, Finland

Telefone: '(358) 26 516 6680

Comunidade brasileira e principais destinos

Comunidade brasileira

Há cerca de 1.500 brasileiros na Finlândia. Esses cidadãos encontram-se, de forma geral, na capital do país e em seu entorno metropolitano.

Principais destinos   

As maiores e mais importantes cidades da Finlândia são as da região metropolitana de Helsinque (Helsinque, Espoo, Vantaa). Outras grandes cidades, e onde também se concentram os brasileiros, são Turku, Tampere e Oulu. A probabilidade de riscos na Finlândia, tal como de segurança pública, é muito reduzida.

Entrada

O conteúdo a seguir está sujeito a mudanças e pode não ter as informações completas que assegurem a entrada no país escolhido. Para mais informações, recomenda-se a leitura completa das páginas do Portal Consular, incluindo os alertas migratórios e a seção Vistos. Recomenda-se, ainda, que, antes de viajar, cidadãos brasileiros contatem uma Embaixada ou Consulado do país escolhido como destino para certificar-se dos requisitos de visto e entrada e permanência.

Inadmissões de cidadãos brasileiros

  A prerrogativa de cada país de determinar quem pode ou não entrar em seu território é decisão soberana de cada Estado. O Governo do Brasil não poderá intervir a favor de cidadãos brasileiros não admitidos por não terem cumprido os requerimentos de entrada.

O Ministério das Relações Exteriores tem mantido contatos sistemáticos com autoridades estrangeiras, no sentido de sensibilizá-las sobre a necessidade de adoção de critérios claros na política de controle migratório, de maneira a serem evitados comportamentos que possam ser interpretados como discriminatórios ou que atentem contra a dignidade e moralidade dos indivíduos.

Recomenda-se a leitura da seção Inadmissões/deportações de cidadãos brasileiros para mais informações.

Febre amarela          

A febre amarela é considerada endêmica no Brasil. Por isso, alguns países podem exigir de cidadãos brasileiros comprovante de vacinação contra a doença. Mais informações sobre o assunto e outras vacinas eventualmente necessárias podem ser encontradas no tópico Saúde do viajante.

Visto

Favor consultar a tabela disponível na seção Vistos.

Acordo de Schengen           

O país faz parte do chamado Espaço Schengen, área criada por convenção entre países europeus na qual não há controles fronteiriços ou alfandegários. Assim, cidadãos brasileiros que desejam circular entre os países do Acordo de Schengen não precisarão apresentar passaportes nas fronteiras. Ressalta-se, no entanto, que o controle fronteiriço de cada país é prerrogativa unicamente das autoridades locais, que poderão adotar as medidas que julgarem necessárias para controlar a circulação de pessoas em seus territórios. Mais informações poderão ser obtidas no Alerta migratório – Espaço Schengen.

Requisitos de entrada

Os documentos normalmente exigidos são passaporte com validade igual ou superior a 6 meses, passagem de volta com data condizente com o período de permanência e comprovante de recursos financeiros. O "link" para consultas a respeito da entrada de turistas é o seguinte: http://formin.finland.fi/public/

Seguro-saúde

Recomenda-se a contratação de seguro-saúde internacional para viagens à Finlândia. Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas no tópico Saúde do viajante.

Entrada de animais domésticos

Para animais domésticos são exigidas vacinações contra várias doenças, certificados e,  o caso de cães, gatos e outros mamíferos domésticos, um microchip implantado com informações sobre o estado de saúde do animal.

Porte de dinheiro

Cidadãos brasileiros em viagem ao país que estejam portando mais de 10.000 euros ou equivalente devem declarar a quantia. Dinheiro não declarado pode ser confiscado na ocasião da partida, e cidadãos poderão ser processados pelas autoridades locais.

Entrevistas

No momento da entrevista com as autoridades de fronteira, recomenda-se postura tranquila e séria, evitando postura excessivamente informal. É importante que o viajante brasileiro não conte com gestões ou facilidades proporcionadas pelo agente de imigração. Nesse sentido, recomenda-se que o cidadão brasileiro viaje com todos os documentos e provas de sua estadia impressos, e não na dependência de poder obtê-las por via eletrônica, já que não contará com um computador nem internet, nem mesmo com a possibilidade de buscar tais documentos na bagagem despachada.

Informações adicionais

Informações adicionais sobre a aduana finlandesa podem ser encontradas no seguinte portal eletrônico:

http://www.tulli.fi/en/finnish_customs/publications/passengers_removals/passengers/imimpo_restrictions_2013.pdf

Evira-Autoridade finlandesa de Segurança Alimentar:

http://www.evira.fi/portal/en/animals/import+and+export/

Permanência

Imigração irregular

Assistência consular é prestada a todos os cidadãos brasileiros no exterior, independentemente de sua situação migratória. No entanto, o Governo brasileiro recomenda fortemente que nacionais do Brasil no exterior busquem sempre estar em situação migratória regular. A legislação de determinados países pode punir a imigração irregular de maneiras severas, prevendo multas de valor expressivo e, em alguns casos, detenção. Recomenda-se, nesse sentido, a leitura detalhada das informações publicadas na seção Imigrar para outros países.

Estudantes brasileiros no exterior 

Cidadãos que pretendem viajar ao exterior para estudar devem atentar-se à necessidade de planejar cuidadosamente sua estadia, especialmente se for a primeira vez que realizam viagem internacional. Devem solicitar visto à Embaixada do país com a devida antecedência; pesquisar e conhecer a realidade do país e da cidade onde pretendem estudar, em particular sobre seu sistema de ensino; conhecer os costumes locais; ter domínio do  idioma do ensino e verificar antes com as autoridades competentes do Ministério da Educação do Brasil e das universidades federais sobre os procedimentos para efetuar a revalidação de seus estudos e diplomas no Brasil. Antes de viajar, recomenda-se anotar os números de contato da Embaixada ou Consulado do Brasil mais próximo, em caso de necessidade, e efetuar sua matrícula consular na Representação brasileira, para que possa entrar em contato em caso de emergências.  Se tiver de usar medicamentos para condição de saúde ou enfermidade, deve-se verificar se a receita médica será válida no país de estudo ou quais seriam as exigências para receber receita médica no local. Mais informações estão disponíveis na seção Estudar em outros países.

Trabalhar no exterior          

Modelos, jogadores/técnicos de futebol e outros profissionais brasileiros que pretendem trabalhar no exterior devem ler cuidadosamente a cartilha Orientações para o trabalho no exterior, elaborada para ajudar cidadãos brasileiros que pretendem trabalhar no exterior. Recomenda-se vivamente que a leitura seja feita antes da assinatura de qualquer contrato de trabalho com clube, empresa ou representação estrangeira.

Visto temporário

Para obter informações relativas aos vistos temporários visite a página: http://www.migri.fi/residence_permits

Visto de residência

Para consultar a validade e categoria dos vistos de residência acesse:

http://www.migri.fi/residence_permits/permit_types

Ciência sem Fronteiras       

No âmbito do programa "Ciência sem Fronteiras" O Governo do Brasil tem adotado ampla política de concessão de bolsas para que jovens brasileiros possam estudar em universidades no exterior. Para solicitar assistência durante sua estada em outros países, inclusive na Finlândia,  bolsistas do programa podem contatar a Embaixada do Brasil em Helsingue ou o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) em Brasília. Para dúvidas técnicas sobre aspectos do programa ou auxílio financeiro, os estudantes poderão contatar a CAPES ou o CNPq diretamente. Para mais informações, recomenda-se leitura da página "Apoio ao bolsista no exterior", disponível no sítio do Programa Ciência sem Fronteiras, em http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/apoio-ao-bolsista-no-exterior

Segurança

Crimes, com diferentes graus de violência, ocorrem em qualquer lugar do mundo. Durante viagens ao exterior, cidadãos brasileiros devem permanecer atentos e ter sempre cautela, independentemente do destino escolhido. A maior parte dos crimes não violentos, como furtos e roubos, pode ser evitada tomando-se precauções normais de segurança, com atenção redobrada a pertences pessoais e a movimentações estranhas em lugares públicos, por exemplo. Em caso de ocorrência de crimes com vítimas, cidadãos brasileiros devem contatar imediatamente as autoridades policiais locais e a  Embaixada ou Repartição consular do Brasil mais próxima. Para mais informações, pode-se acessar a informação Segurança do viajante.     

Perda de documentos brasileiros   

No exterior, cidadãos brasileiros devem ter sempre o máximo de cuidado com seu passaporte brasileiro e seguir todas as orientações escritas nas páginas do documento de viagem. Durante a viagem, recomenda-se manter cópia autenticada de documento de identidade e de certidão de nascimento, além de cópia simples do passaporte em local seguro. A posse dessas cópias facilitará a emissão de novo passaporte, em caso de perda ou furto dos documentos originais. Cidadãos que estejam em retorno ao Brasil podem solicitar Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), cuja emissão é mais rápida e mais barata que um novo passaporte, sob determinadas condições. 

Em caso de dúvidas, recomenda-se a leitura da seção Perda de documentos brasileiros no e, para saber sobre emissão de documentos brasileiros no exterior, pode-se consultar a página Emissão de documentos no exterior.

Vítimas de crimes    

Providências que o cidadão brasileiro deve tomar caso seja vítima de algum crime:

a) consultar um médico, se necessário;

b) dirigir-se imediatamente à autoridade policial mais próxima e registrar boletim de ocorrência, com as seguintes informações: data, local e hora do incidente, perdas materiais e lesões corporais da agressão ou crime (fornecendo todos os elementos úteis ao inquérito); descrição física do autor, tipo e cores de vestimenta, sinais particulares, modelo, cor e número de placa do automóvel, se for o caso;

c) informar Representação diplomática ou Repartição consular do Brasil sobre sua situação.

Segurança pública

A probabilidade de riscos na Finlândia, tais como de criminalidade, catástrofes naturais, epidemias e conturbações políticas é muito reduzida. Contando com excelente policiamento e um ambiente de alta estabilidade política e econômica, a Finlândia é considerada um dos países mais seguros do mundo para negócios, turismo e moradia.

Compensação

O Governo finlandês oferece programa de compensação para vítimas de crimes violentos e de propriedade. Cidadãos estrangeiros vítimas de crimes podem solicitar compensação. Formulários estão disponíveis nas delegacias do país. Mais informações podem ser encontradas em http://ruuhka.valtiokonttori.fi/

Inverno

O inverno na Finlândia é extremamente rigoroso, podendo atingir temperaturas entre -15 °C e -25 °C em janeiro e fevereiro, no sul, e entre -20 °C e -40 °C, no norte. Nessa estação, as temperaturas raramente passam de +10 °C. Cidadãos brasileiros devem estar suficientemente agasalhados para suportar tais temperaturas e evitar permanecer por muito tempo em espaços públicos sem sistema de aquecimento durante o inverno. 

Clonagem de cartões           

Alguns casos de clonagem de cartões de crédito foram registrados no país. Apesar de o número ser ainda pouco significativo, recomenda-se que cidadãos brasileiros certifiquem-se de que seus cartões de crédito sejam manuseados apenas em sua presença.

Instituições fraudulentas

Recomenda-se aos brasileiros que planejam viajar ao país para estudar que se informem sobre a situação das instituições de ensino escolhidas. Antes de viajar, cidadãos brasileiros devem checar as informações sobre idoneidade das instituições e verificar aquelas credenciadas junto ao Governo local.

Assédio sexual e crimes contra a mulher  

 Denúncias de assédio sexual são raras, mas podem ocorrer em qualquer país, independentemente do destino escolhido. Mulheres devem evitar andar sozinhas pelo país, especialmente durante a noite e/ou em áreas isoladas.

 Mais informações estão disponíveis no aviso "Mulheres em viagens ao exterior".

Tráfico de pessoas   

A polícia brasileira, em cooperação com autoridades policiais de outros países e da INTERPOL, segue investigando casos de tráfico de mulheres envolvendo nacionais do Brasil. O Governo brasileiro preparou uma cartilha sobre o tema, para a difusão de informação sobre esse tipo de crime, com o intuito de prevenir potenciais vítimas. Mais informações podem ser encontradas no Guia de Atuação no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Caso seja vítima ou tenha alguma informação sobre eventual caso de tráfico internacional de pessoas envolvendo cidadão ou cidadã brasileira, recomenda-se fortemente que procure a Representação consular, para relatar o caso e receber orientações. Os dados serão tratados com a devida confidencialidade. Mais informações estão disponíveis em http://www.justica.gov.br/sua-protecao/trafico-de-pessoas

Contatos importantes

Polícia, ambulância e corpo de bombeiros: 112 (número gratuito que pode ser acessado de qualquer aparelho telefônico, sem cobrança de tarifa). Caso o cidadão brasileiro seja vítima de algum crime deverá ligar para o número 112 e relatar o problema. A polícia analisará a situação e instruirá como proceder.

Maiores informações poderão ser encontradas no endereço eletrônico http://www.112.fi/download/33220_Hake_112esittely_englanti.pdf?889f0aea93b4d088

Saúde

A situação geral de saúde em outros países pode ser bem diferente daquela do Brasil. Cidadãos estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita em grande número de países. Recomenda-se vivamente que viajantes brasileiros sempre contratem seguro internacional de saúde adequado, mesmo que tal documento não seja exigido pelas autoridades migratórias locais. O Ministério das Relações Exteriores não poderá se responsabilizar por despesas médicas de brasileiros no exterior.

Antes de viajar, nacionais brasileiros devem certificar-se de sua saúde física, tomando as vacinas indicadas para o destino escolhido. Vacinas contra difteria, tétano, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola e tuberculose são recomendadas para todo tipo de viagem. Em caso de dúvidas, o Ministério da Saúde  poderá ser consultado.

Para obter informações sobre surtos de doenças infecciosas no exterior, é importante consultar o sítio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contém dados detalhados sobre a situação específica de saúde de cada país.

Ao retornar de países com ocorrência de endemias, quaisquer sintomas devem ser imediatamente comunicados às autoridades de saúde brasileiras.

Falecimento de cidadão brasileiro

Na infeliz ocorrência de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, Repartições consulares do Brasil permanecerão à disposição para prestar a assistência cabível aos familiares. Recomenda-se que a família do cidadão brasileiro falecido contate a Embaixada ou o Consulado da jurisdição para orientações, por meio dos telefones regulares ou, se for o caso, do celular de plantão. Cabe aos familiares do falecido custear as despesas de traslado dos restos mortais ao Brasil, se for o caso. Mais informações estão disponíveis na seção Emergências

Rede de saúde

O sistema de saúde em geral é de excelente qualidade, tanto o público quanto o privado, e oferece atendimento gratuito aos cidadãos finlandeses e residentes. Os não residentes podem usar o sistema, arcando com os custos. Nesse caso, é mais recomendável procurar as clínicas particulares, onde uma consulta custa, em média, EUR 80,00. 

 Deve-se notar uma marcada propensão dos médicos finlandeses em favor de procedimentos "naturais", isto é, recorrendo-se o mínimo possível a medicamentos ou antibióticos. Note-se, a esse respeito, que as maternidades locais somente realizam cesarianas em raríssimas oportunidades.

Alergias respiratórias          

Sendo um dos países europeus com menor número de habitantes, os espaços naturais, livres da intervenção humana, são um fator predominante na paisagem finlandesa. Por essa razão, a qualidade da água e do ar é ótima, com exceção dos meses secos de primavera, durante os quais partículas presentes no ar, como pólen e poeira causam alergias respiratórias.

Farmácias e medicamentos

As farmácias exigem a apresentação de receita quando se adquirem medicamentos que necessitam de prescrição médica. Disponibiliza-se, a seguir, contato de rede de farmácias que opera 24 horas na Finlândia:

Yliopiston Apteekki

Endereço: Mannerheimintie 96

telephone +358 (0)300 20200 (serviço internacional de atendimento ao cliente)

Contatos importantes          

Ministério de Assuntos Sociais e de Saúde:

Telefone +358 295 16001

Emergência geral, ambulância e corpo de bombeiros: 112

Envenenamento: +358 (0)9 471 977

Serviço de saúde 24 horas: +358 (0)9 10023           

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Webpage: http://www.stm.fi/en

Transportes

Infraestrutura de transportes        

A infraestrutura de transportes rodoviário, aéreo, ferroviário e marítimo, bem como de transportes públicos, de táxis e de aluguel de veículos pode ser bem diferente no destino escolhido, quando comparada à infraestrutura do Brasil, especialmente em regiões inóspitas. Antes de viajar, recomenda-se leitura detalhada das informações sobre meios de transporte no país escolhido, procurando, se necessário, dados adicionais. Em caso de dúvidas, a Embaixada ou Representação consular do Brasil poderá ser contatada. Outras informações podem ser obtidas, ainda, na página Carteira de Habilitação do Portal Consular.

Transporte aéreo

Cerca de 200 voos internacionais chegam a Helsinque todos os dias pelo aeroporto de Vantaa.

Transporte ferroviário

As conexões entre todas as maiores cidades finlandesas podem ser conferidas pelo website http://www.vr.fi. Também há trens para São Petesburgo e Moscou todos os dias.

Transporte marítimo

As conexões entre todas as cidades finlandesas podem ser conferidas pelo website http://www.matkahuolto.fi/en/-denavio. Há conexões diárias de Helsinque para Talin (Estônia) e para Estocolmo (Suécia).As duas maiores empresas que oferecem o serviço são a Viking Line (http://www.vikingline.fi/) e a Silja Line (http://www.tallinksilja.com/).

Transporte público  

A área metropolitana de Helsinque  conta com sistema de transporte público abrangente, seguro e confiável. Compõem-no numerosas linhas de ônibus e de bonde, suplementadas por metrô que atende, em especial, a áreas suburbanas mais distantes. A maior parte dos habitantes da capital opta por deslocar-se apenas em veículos públicos, inclusive nos meses de frio.

Em Helsinque, é possível utilizar o site “Journey Planner” para ter coordenadas precisas de deslocamento por transporte público. Digitando o endereço do local de partida e do local de chegada, a página oferece as opções disponíveis (trem, ônibus, metrô, bonde, a pé), o tempo da jornada e os mapas.

No caso de ônibus e bonde, todos os pontos têm uma numeração, escrita no canto superior da placa. O website “Journey planner” oferece o número de cada parada. Procure tomar nota de sua parada e da anterior e sentar-se ao lado direito do veículo, pois você pode se guiar pelos números do pontos e não precisa decorar os nomes das ruas, pois isso normalmente não ajuda.

Táxis

Na Finlândia há pontos específicos para os táxis. Normalmente, eles não param ao sinal do passageiro, como no Brasil. Tenha sempre o telefone de uma central de táxis para reservar seu horário. É possíveç fazer reserva antecipada e, no caso de mais de quatro passageiros, pedir um carro grande (“big taxi”) compatível com o número de pessoas.
Informe-se com os locais a respeito dos números de telefones das centrais ou pesquise na internet. As páginas são normalmente só em finlandês, mas não é difícil entender onde está o número do telefone. Normalmente os operadores falam inglês. Para pesquisar na internet, escreva o nome do seu bairro ou cidade mais a palavra “taksi”.Ex: "Helsinki taksi", para pesquisar taxis em Helsinque.

Transporte rodoviário

As rodovias finlandesas, e mesmo as estradas secundárias, apresentam perfeitas condições de tráfego. O sentido da direção é pela direita. Importante lembrar que pneus de inverno são obrigatórios de dezembro a fevereiro, e farol baixo deve ser sempre utilizado.

O Ministério do Transporte e Comunicações é responsável pela elaboração de legislação em matéria de segurança rodoviária. Normas e regras de trânsito são estabelecidas no Código Rodoviário (267/1981). Sua finalidade é melhorar a segurança rodoviária e garantir a fluidez do tráfego. Também é dada atenção às necessidades das diferentes faixas etárias e grupos especiais, tais como as pessoas com mobilidade reduzida. A Agência finlandesa de Transporte disponibiliza informações detalhadas em sua webpage, como segue:

http://portal.liikennevirasto.fi/sivu/www/e/transport_network/road_signs_and_devices

Para mais informações sobre segurança ao dirigir na Finlândia, pode-se acessar o endereço:

http://portal.liikennevirasto.fi/sivu/www/e/environment_safety/travelling_safely

Carteira de Habilitação

A Finlândia reconhece a carteira nacional ou internacional de condução, ou uma tradução oficial para o finlandês ou sueco, dos nacionais de países signatários da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, o que inclui o Brasil. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira é válida na Finlândia para o período em que o brasileiro esteja a turismo e, durante os dois primeiros anos, do brasileiro residente no país. Após este período, o cidadão brasileiro pode trocar sua CNH por uma carteira de habilitação finlandesa, com validade em toda União Européia. Não há necessidade de testes, somente apresentação de exame médico e pagamento de taxa, mas a CNH brasileira é retida.

Infraestrutura turística

Orientações gerais   
Ao planejar suas viagens, cidadãos brasileiros devem estar cientes de orientações básicas, válidas para todo tipo de viagem ao exterior, independentemente do país escolhido como destino. Recomenda-se, assim, a leitura cuidadosa das informações disponíveis em Orientações gerais para quem vai viajar ao exterior.

Traslado

O aeroporto de Vantaa, em Helsinque, é situado a 19 quilômetros do centro da capital. A viagem de carro do aeroporto ao centro dura cerca de 25 minutos. Da estação central de trem (Rautatieasema), a companhia aérea FINNAIR oferece o ônibus 615, partindo a cada 15 minutos. O preço da tarifa é de 6,20EUR. A viagem de táxi entre o centro e o aeroporto custa em média 40EUR.

Atrações turísticas

Grandes cidades finlandesas, como Helsinque, possuem diversos eventos, atrações e lugares a visitar. O site http://www.visithelsinki.fi/ oferece todas as informações e é atualizado diariamente.

Tais cidades apresentam, também, opções para os fãs de diversos gêneros musicais, desde ópera ao popular heavy metal. Os festivais de música finlandeses costumam ocorrer anualmente no verão e contam com a participação de uma variada gama de artistas locais e internacionais.

Grandes parques e florestas finlandeses estão abertos a todos e possuem grande variedade de atividades recreativas. Apenas Helsinque tem mais de 5.000 hectares de áreas verdes de lazer. Nessas áreas (e em algumas ilhas), é  possível acampar.             

Padrões de rede elétrica

A tensão na Finlândia é de 230 V, a mesma tensão usada na França, Alemanha e Reino Unido.  A freqüência elétrica na Finlândia é de 50Hz. Os plugs utilizados na Finlândia são C ou F.

Cartões de crédito e débito

Comércio e transações financeiras são comumente realizados de forma eletrônica. É mais comum, no país, o pagamento de contas (mesmo de pequeno valor) por meio de cartões de crédito do que em dinheiro.

Ligações internacionais        

Pelo plano Brasil Direto, a Embratel oferece a possibilidade de que cidadãos brasileiros possam ligar para um número telefônico no Brasil a partir de telefone público, fixo ou celular no exterior. As ligações são pagas somente a partir do Brasil. Em caso de dúvidas, é possível contatar um telefonista da Embratel, que atende em português. Para mais informações sobre o plano Brasil Direto, inclusive sobre países de abrangência e valores, consulte o portal da Embratel, em http://portal.embratel.com.br/fazum21/brasil-direto/numeros-de-acesso/

Centro Cultural do Brasil na Finlândia

Os centros culturais do Brasil realizam atividades para difusão da literatura brasileira, distribuem textos de autores nacionais e material informativo e organizam exposições de artes visuais e espetáculos teatrais, além de palestras e seminários sobre a cultura brasileira. Na Finlândia, há Centro Cultural do Brasil, dedicado à promoção da língua portuguesa e da cultura brasileira. Mais informações estão disponíveis em http://dc.itamaraty.gov.br/lingua-e-literatura/centros-culturais-do-brasil 

Informações adicionais       

Informação geral sobre o país, suas regiões e cidades pode ser obtida no portal "Visit Finland" : http://www.visitfinland.com/

O portal finlandês "This is Finland" também contém informações variadas ao visitante:

http://finland.fi/public/default.aspx?nodeid=47836&contentlan=2&culture=en-US

Costumes locais e legislações específicas

Legislação local        

Durante sua estadia em outro país, cidadãos brasileiros estão sujeitos às leis locais, ainda que elas sejam bem diferentes da legislação do Brasil. Viajantes que desobedeçam às leis locais podem ser multados, processados ou presos. Recomenda-se que, antes de viajar, cidadãos brasileiros estudem a legislação e os costumes do destino escolhido, contatando, se necessário, a Embaixada ou Repartição consular do Brasil no exterior, em caso de dúvidas sobre questões pontuais.       

Questões de gênero  

Normas legais e/ou religiosas que regulam o direito das mulheres podem variar consideravelmente de país a país. Cidadãs brasileiras podem encontrar, em outros países, realidade completamente diferente daquela do Brasil. Recomenda-se que mulheres em viagens ao exterior leiam detalhadamente as informações da página Mulheres em viagens ao exterior.

Prisão de cidadão brasileiro             

Em caso de prisões envolvendo cidadãos brasileiros, os detidos têm o direito de contatar agentes consulares do Brasil para pedir assistência. Nesses casos, nacionais devem sempre requisitar às autoridades policiais locais que comuniquem a situação à Embaixada ou Repartição consular brasileira o mais rápido possível. O Posto esclarecerá ao brasileiro detido quais são seus direitos no país e prestará apoio para que sua integridade física e psicológica seja respeitada.

Para mais informações, deve-se acessar a página Detenção no exterior . Em casos de detenção por tráfico de drogas, recomenda-se, ainda, a leitura do guia Detenção por tráfico de drogas no exterior

    

Identificação

Pela lei local, todos os cidadãos estrangeiros no país devem portar documento de identificação. Assim, recomenda-se que cidadãos brasileiros portem, a todo momento,  cópia do passaporte brasileiro, deixando o original em local seguro, para evitar perdas ou furtos. Autoridades policiais podem requisitar, a qualquer momento, prova de identificação. Nessas ocasiões, cidadãos que não tenham em mãos documento de identidade estão sujeitos a multas, possíveis interrogatórios e, em casos mais graves, até detenção.

Particularidades culturais

Não há particularidades culturais que possam levar a situações constrangedoras ou de risco. É possível acessar, de toda forma, guia completo com descrição dos principais costumes finlandeses, disponível em:

http://finland.fi/Public/default.aspx?contentid=225354&nodeid=41800&culture=pt-PT

Vestuário

O vestuário varia conforme a época do ano. No outono e primavera, é preciso abrigar-se da chuva e frio como no inverno do Brasil.  Contudo, nos meses de inverno, as temperaturas caem, podendo atingir cerca de -25C em Helsinki. Durante este período é recomendável usar camada isolante térmica por baixo da roupa, para atividades ao ar livre. Três camadas de roupas, casaco para neve, luvas, gorro e cachecol são indispensáveis em temperaturas abaixo de zero. Os sapatos também precisam ser especiais para neve, preferencialmente com cobertura a prova d’agua e forrados internamente.

Direito individual

Na Finlândia todos têm livre acesso aos campos e às florestas, incluindo o direito de apanhar frutas silvestres e cogumelos, independentemente de quem detenha os direitos de propriedade sobre os terrenos. Este direito tradicional, conhecido como o ”direito de cada um” é uma parte importante da identidade finlandesa e foi fundamental no desenvolvimento das atitudes a favor da conservação da natureza. Os estudos realizados indicam que a vasta maioria dos finlandeses considera as questões ambientais importantes e está preparada para fazer sacrifícios pessoais em prol do ambiente. A educação ambiental é dada em todos os graus de escolaridade, e o nível de conhecimentos e consciência ambiental é muito elevado a nível internacional.

Indígenas

A Finlândia abriga o único povo indígena residente na União Europeia: os Sami. Há, atualmente, cerca de 9,000 samis na Finlândia, os quais possuem língua, cultura e estilo de vida próprios. A criação de renas é uma das principais atividades econômicas desse povo. O território sami, ao norte do país,  é protegido pelo governo da Finlândia.

Portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida  

Na Finlândia todos serviços, públicos e dos transportes, são adaptados para as pessoas com problemas de mobilidade. O Departamento de Urbanismo de Helsinque juntamente com o Conselho de pessoas com disabilidades disponibiliza o guia "Helsinque para Todos", contendo informações detalhadas desde a localização de banheiros públicos acessíveis e estacionamento para deficientes à alojamento e contactos para mais informações:

http://www.hel.fi/wps/portal/Rakennusvirasto_en/Helsinkikaikille_en?urile=hki:path:/HKR/en/Helsinki+for+All&current=true

Guia de serviços para deficientes na Finlândia:

www.tukikeskushilma.fi/kieli/english.php

Para mais informações, recomenda-se a leitura da página Pessoas com deficiência em viagens ao exterior.

Tolerância religiosa

A maioria dos finlandeses pertence à Igreja Evangélica Luterana (cerca de 83%), enquanto apenas 1.1% pertence à Igreja Ortodoxa. O número de imigrantes na Finlândia está aumentando e o contato crescente com outras religiões nos últimos anos levou os finlandeses a conhecê-las melhor, contudo ainda há muito a desejar no que se refere à tolerância por pessoas com religiões e culturas diferentes. Outros grupos religiosos são Testemunhas de Jeová, Igreja Evangélica Livre da Finlândia, Igreja Católica da Finlândia e a Igreja Adventista do Sétimo Dia da Finlândia.

Tolerância LGBT    

Não há quaisquer restrições a relações entre pessoas do mesmo sexo na Finlândia. É pouco provável que cidadãos LGBT sofram discriminação no país. Para mais informações, recomenda-se a leitura cuidadosa da página LGBT em viagens ao exterior.

Penalidades que destoam das leis brasileiras

A Constituição Federal brasileira de 1988 proíbe a pena de morte (em tempos de paz), prisão perpétua, banimento, trabalhos forçados e quaisquer outras penalidades consideradas cruéis. Nessa linha, o Brasil é membro do Protocolo da Convenção Americana de Direitos Humanos para a Abolição da Pena de Morte (ratificado em 13 de agosto de 1996).

No ordenamento jurídico interno de outros países, as penalidades previstas podem ser bem distintas daquelas permitidas no Brasil. Recorda-se  que cidadãos brasileiros em viagem ao exterior estarão sujeitos às leis do país em que se encontram, podendo ser condenados, inclusive, a penas proibidas no Brasil. 

Prisão perpétua

O Capítulo 6 do Código Penal finlandês, em vigor desde 1894,prevê a aplicação da pena de prisão perpétua para vários crimes, entre os quais: genocídio, crime contra a humanidade, crime qualificado contra a humanidade, crime de guerra, crime de guerra qualificado, traição qualificada, espionagem qualificada, alta traição qualificada, homícidio com intenção terrorista e, finalmente, homicídio qualificado.

O Código Penal finlandês estipula que prisioneiros condenados à prisão perpétua podem pleitear liberdade provisória após cumprirem 12 anos da pena, período reduzido para 10 anos nos casos em que o postulante cometeu o crime antes de ter completado 21 anos de idade. O Presidente finlandês também tem a prerrogativa de conceder medidas de clemência a criminosos servindo pena de prisão perpétua.

Ainda de acordo com dados fornecidos pelas autoridades locais, em 2014 havia pelo menos 200 prisioneiros apenados com prisão perpétua na Finlândia, dentre os quais 7 estrangeiros. 

Informações adicionais

IMPORTANTE: A relação de fontes para leitura adicional é meramente indicativa. O Itamaraty não se responsabiliza pelo conteúdo do material indicado.

 

Guia para quem pretende viver na Finlândia

http://finland.fi/public/default.aspx?nodeid=41812&contentlan=17&culture=pt-PT

Infopankki - ajuda ao imigrante

http://www.infopankki.fi/en/frontpage

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

http://www.formin.fi/public/default.aspx?culture=en-US&contentlan=2

Conselho de Turismo da Finlândia

http://www.visitfinland.com/

Statistics Finland

http://www.stat.fi/index_en.html

Finlex - Leis da Finlândia

http://www.finlex.fi/en/

Cidade de Helsinque

http://www.hel.fi/www/helsinki/fi

Recomenda-se leitura da seção Guia de países para verificar se há mais informações sobre o destino escolhido.

 

Para informações sobre as relações diplomáticas do Brasil com a Finlândia clique aqui.

Fim do conteúdo da página