Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sri Lanka

Alertas para este país

Sem alertas para este país.

Informações básicas

Capital Kotte
Língua Cingalês e Tâmil
Moeda Rupia do Sri Lanka
Validade do passaporte Deve ser válido no momento de entrada
Página do passaporte em branco É necessária uma página de carimbo para entrada
Visto de turista necessário Favor consultar a tabela disponível na seção Vistos.
Vacinações É exigido comprovante de vacina contra cólera, hepatite A e febre tífóide
Restrições de moeda para entrar Valores superiores (ou equivalente) a US $ 15.000 devem ser declarados
Restrições de moeda para sair Valores superiores (ou equivalente) a US $ 15.000 devem ser declarados

Recomendações de viagem

A recomendação de viagem do Ministério das Relações Exteriores considera o contexto de infraestrutura, segurança e saúde, bem como a situação geral do país escolhido como destino, avaliando os riscos potenciais de uma viagem a cidadãos brasileiros.

 

 

Viajar com precauções normais de segurança

 

Viajar com grau moderado de cautela

X

Viajar com alto grau de cautela

 

Evitar viagens não-essenciais

 

Não viajar

 

Cidadãos brasileiros devem viajar ao Sri Lanka com alto grau de cautela. Para maiores informações, recomenda-se a cuidadosa leitura dos tópicos desta página.

Cidadãos brasileiros devem ter sempre as informações de contato da Embaixada do Brasil em Colombo, que, se necessário, a Embaixada e/ou Consulado do Brasil indicado na página poderá prestar assistência consular a nacionais no Sri Lanka.

A depender da natureza de sua solicitação, a melhor opção poderá ser entrar em contato com sua família, amigos, companhia aérea, agente de viagem, operador de turismo, empregador ou seguro de viagem em primeiro lugar. Os Postos com serviço consular estão a disposição para auxiliar em casos de maior complexidade. Acesse o Portal Consular para saber o que uma Repartição Consular pode ou não pode fazer por você.

Para assuntos graves e de natureza jurídica, recomenda-se entrar em contato, inicialmente, com as autoridades de polícia e/ou de saúde locais, a partir dos dados de contato informados nos tópicos "Segurança" e "Saúde" do Portal Consular. Caso necessário, a Rede Consular do Brasil poderá ser contatada.

Para solicitações fora do horário de expediente e em casos de comprovada emergência, o plantão consular da Embaixada ou Consulado do Brasil poderá ser acionado. Contate a página Emergências do Portal Consular para maiores informações.

Rede Consular do Brasil

Recomenda-se que cidadãos brasileiros portem relação com os números de telefone da Embaixada e/ou do Consulado instalado na região em que pretende transitar ou permanecer. A assistência consular é um direito reconhecido por tratados internacionais, e o cidadão estrangeiro deve sempre exigir das autoridades locais a oportunidade de comunicar-se com Representação Diplomática de seu país. O Itamaraty recorda que a assistência consular prestada ao cidadão brasileiro é isenta de custos, embora não exista previsão legal para o custeio de despesas com, por exemplo, advogados e tratamento médico/hospitalar. 

 

Embaixada do Brasil em Colombo

Endereço: 42/1, HORTON PLACE, COLOMBO 7, COLOMBO SRI LANKA

Telefone: (94 11) 556.6900

Plantão Consular: 94 776 771 536 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)

Site da Repartição:  http://colombo.itamaraty.gov.br

 

Para saber o que uma Embaixada ou Consulado brasileiro pode e não pode fazer por você, clique aqui.

Em caso de morte de cidadão brasileiro no exterior, acidentes, inadmissões e demais emergências consulares, clique aqui.

Em caso de dúvidas, clique aqui.

Consulados Honorários do Brasil

Não há Consulado Honorário no país.

Comunidade brasileira e principais destinos

Comunidade brasileira

A diminuta comunidade brasileira no Sri Lanka, estimada em menos de vinte pessoas, está concentrada em Colombo.

Principais destinos

Colombo é a maior cidade e principal porto do Sri Lanka. É também o centro comercial e financeiro do país. Uma metrópole plena de efervescência, a cidade é uma atraente mistura de antigo e moderno. Tem o charme de épocas passadas, combinado com a animação de uma cidade moderna. É uma cidade relativamente segura, sem grandes problemas de tráfego, e oferece excelente infraestrutura em termos de hotéis, restaurantes e comércio, de alto padrão de qualidade e preços módicos.

Entrada

O conteúdo a seguir está sujeito a mudanças e pode não ter as informações completas que assegurem a entrada no país escolhido. Para mais informações, recomenda-se a leitura completa das páginas do Portal Consular, incluindo os alertas migratórios e a seção Vistos. Recomenda-se, ainda, que, antes de viajar, cidadãos brasileiros contatem uma Embaixada ou Consulado do país escolhido como destino para certificar-se dos requisitos de visto e entrada e permanência.

Inadmissões de cidadãos brasileiros

A prerrogativa de cada país de determinar quem pode ou não entrar em seu território é decisão soberana de cada Estado. O Governo do Brasil não poderá intervir a favor de cidadãos brasileiros não admitidos por não terem cumprido os requerimentos de entrada.

O Ministério das Relações Exteriores tem mantido contatos sistemáticos com autoridades estrangeiras, no sentido de sensibilizá-las sobre a necessidade de adoção de critérios claros na política de controle migratório, de maneira a serem evitados comportamentos que possam ser interpretados como discriminatórios ou que atentem contra a dignidade e moralidade dos indivíduos.

Recomenda-se a leitura da seção Inadmissões/deportações de cidadãos brasileiros para mais informações.

Febre amarela          

A febre amarela é considerada endêmica no Brasil. Por isso, alguns países podem exigir de cidadãos brasileiros comprovante de vacinação contra a doença. Mais informações sobre o assunto e outras vacinas eventualmente necessárias podem ser encontradas no tópico Saúde do viajante.

Visto

Favor consultar a tabela disponível na seção Vistos.

Requisitos de entrada

Além do visto, exige-se passagem de ida e volta. Não há necessidade de carta-convite para visto de turismo, apenas para visto de negócios. Comprovação de fundos suficientes também é exigida.

Entrada de menores

Em esforços para prevenir sequestro internacional de menores, alguns Governos estrangeiros começaram a verificar o status de menores em pontos de entrada do país. Essas verificações frequentemente incluem exigência de documentos que comprovem a relação do menor com a pessoa que o estiver acompanhando e autorização de viagem,  por escrito,  do genitor ausente. Caso um dos genitores tenha falecido, é necessário portar cópia do certificado de óbito.

Entrada de animais domésticos      

Animais domésticos trazidos ao Sri Lanka não necessitam de quarentena.  É necessário, contudo, obter os tradicionais certificados veterinários e demais documentos exigidos pelas autoridades sanitárias. De modo geral, não se permitem animais domésticos em edifícios, e pessoas com animais devem residir em casas. Para mais informações, pode-se acessar a página Viagem de menores brasileiros ao exterior.

Turismo

A legislação do Sri Lanka define viagens turísticas como turismo, visita a amigos e parentes, recebimento de tratamento médico, incluindo yoga e ayurveda, e participação em atividades culturais, competições e eventos esportivos. Estrangeiros que entram no Sri Lanka com visto de turista não podem converter seu visto para um não-turístico, e correm o risco de deportação caso se engajem em outras atividades sem o visto apropriado.

Seguro-saúde

Não é necessário seguro-saúde para entrada no país. Recomenda-se, no entanto, a contratação do serviço antes da viagem. Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas no tópico Saúde do viajante

Vacinação     

Como regra geral, os viajantes devem portar certificados de imunização contra febre amarela se estão chegando de uma área infectada, tal como é o caso de febre amarela em relação ao Brasil. Por isso, um certificado de vacinação de febre amarela deve ser obtido por todos os passageiros com idade superior a um ano.

Restrições alfandegárias

As restrições aduaneiras e zoofitossanitárias estão mencionadas no sítio eletrônico http://www.airport.lk/passenger-guide/customs.php.

Negócios

Cidadãos brasileiros com a intenção de visitar o Sri Lanka para atividades de negócios de curto prazo como participar de reuniões de negócios, engajar-se em negociações comerciais ou participar de conferências e workshops, necessitam obter um visto de negócios que não está disponível "online". Viajantes de negócios devem obter o visto na Embaixada do Sri Lanka em Brasília, antes da chegada no Sri Lanka.

Trabalho voluntário

Cidadãos brasileiros com a intenção de visitar o Sri Lanka para trabalho voluntário ou religioso ou para fins de emprego, devem obter visto de entrada na Embaixada do Sri Lanka em Brasília, antes da chegada no Sri Lanka. Esses vistos não estão disponíveis no porto de entrada ou por meio do sistema "online".

Trânsito

Passageiros em trânsito são definidos como os estrangeiros que ingressam no Sri Lanka e permanecem no país por um período não superior a 2 dias enquanto esperam para seguir viagem. Os passageiros que não cruzam as linhas de imigração do Sri Lanka, mas que simplesmente embarcam em outro voo dentro da área internacional do aeroporto, são definidos como passageiros em trânsito e não necessitam de visto ou uma ETA.

Dupla nacionalidade 

O país permite a dupla nacionalidade. Destaca-se, no entanto, que, no Brasil, nacionais devem entrar e sair portando passaporte brasileiro. Assim, cidadãos com dupla nacionalidade devem viajar necessariamente com o passaporte brasileiro. Mais informações estão disponíveis no aviso Brasileiros com dupla nacionalidade.

Mais informações

Embaixada da República Democrática Socialista do Sri Lanka 

SHIS QI 13, Conjunto 13, Casa 01, Lago Sul, CEP 71635 - 130, Brasília, D.F.

Tel.: 061-3248-2701, 3248-6774

Fax: 061-3364-5430

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

sítio: http://srilankaembassy.com.br/index.html

Permanência

Imigração irregular

Assistência consular é prestada a todos os cidadãos brasileiros no exterior, independentemente de sua situação migratória. No entanto, o Governo brasileiro recomenda fortemente que nacionais do Brasil no exterior busquem sempre estar em situação migratória regular. A legislação de determinados países pode punir a imigração irregular de maneiras severas, prevendo multas de valor expressivo e, em alguns casos, detenção. Recomenda-se, nesse sentido, a leitura detalhada das informações publicadas na seção Imigrar para outros países.

Estudantes brasileiros no exterior  

Cidadãos que pretendem viajar ao exterior para estudar devem atentar-se à necessidade de planejar cuidadosamente sua estadia, especialmente se for a primeira vez que realizam viagem internacional. Devem solicitar visto à Embaixada do país com a devida antecedência; pesquisar e conhecer a realidade do país e da cidade onde pretendem estudar, em particular sobre seu sistema de ensino; conhecer os costumes locais; ter domínio do  idioma do ensino e verificar antes com as autoridades competentes do Ministério da Educação do Brasil e das universidades federais sobre os procedimentos para efetuar a revalidação de seus estudos e diplomas no Brasil. Antes de viajar, recomenda-se anotar os números de contato da Embaixada ou Consulado do Brasil mais próximo, em caso de necessidade, e efetuar sua matrícula consular na Representação brasileira, para que possa entrar em contato em caso de emergências.  Se tiver de usar medicamentos para condição de saúde ou enfermidade, deve-se verificar se a receita médica será válida no país de estudo ou quais seriam as exigências para receber receita médica no local. Mais informações estão disponíveis na seção Estudar em outros países.

Trabalhar no exterior          

Modelos, jogadores/técnicos de futebol e outros profissionais brasileiros que pretendem trabalhar no exterior devem ler cuidadosamente a cartilha Orientações para o Trabalho no Exterior, elaborada para ajudar cidadãos brasileiros que pretendem trabalhar no exterior. Recomenda-se vivamente que a leitura seja feita antes da assinatura de qualquer contrato de trabalho com clube, empresa ou representação estrangeira.

Extensão do visto

Todos os visitantes que fiquem além do prazo de validade do visto devem obter, antes da expiração, uma extensão do visto no Departamento de Imigração e Emigração em Colombo, bem como pagar as taxas de visto relevantes.

Registro de estrangeiros

Não há necessidade de registro na polícia no caso de permanência temporária de turistas brasileiros. Deve-se, apenas, obter o visto adequado para a finalidade da permanência.

Trabalho em situação irregular       

O tratamento dado, segundo a legislação local, a estrangeiros que se encontrem trabalhando em situação irregular, incluindo todos  os tipos de trabalho doméstico, profissionais do sexo,  atletas e artistas, entre outros, é o seguinte:      
a) deportação imediata; ou      
b) processo criminal, no caso de que as atividades  desenvolvidas sejam caracterizadas como criminosas de acordo  com a legislação local. Nesta hipótese, o estrangeiro não  poderá sair do país até o término do respectivo processo  junto à Justiça, que pode terminar com condenação a pena de  prisão e posterior deportação.

Segurança

Crimes, com diferentes graus de violência, ocorrem em qualquer lugar do mundo. Durante viagens ao exterior, cidadãos brasileiros devem permanecer atentos e ter sempre cautela, independentemente do destino escolhido. A maior parte dos crimes não violentos, como furtos e roubos, pode ser evitada tomando-se precauções normais de segurança, com atenção redobrada a pertences pessoais e a movimentações estranhas em lugares públicos, por exemplo. Em caso de ocorrência de crimes com vítimas, cidadãos brasileiros devem contatar imediatamente as autoridades policiais locais e a  Embaixada ou Repartição consular do Brasil mais próxima. Para mais informações, pode-se acessar a informação Segurança do viajante.              

Perda de documentos brasileiros    

No exterior, cidadãos brasileiros devem ter sempre o máximo de cuidado com seu passaporte brasileiro e seguir todas as orientações escritas nas páginas do documento de viagem. Durante a viagem, recomenda-se manter cópia autenticada de documento de identidade e de certidão de nascimento, além de cópia simples do passaporte em local seguro. A posse dessas cópias facilitará a emissão de novo passaporte, em caso de perda ou furto dos documentos originais. Cidadãos que estejam em retorno ao Brasil podem solicitar Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), cuja emissão é mais rápida e mais barata que um novo passaporte, sob determinadas condições. Em caso de dúvidas, recomenda-se a leitura da seção Perda de documentos brasileiros no exterior e, para saber sobre emissão de documentos brasileiros no exterior, pode-se consultar a página Emissão de documentos no exterior.

Vítimas de crimes     

Providências que o cidadão brasileiro deve tomar caso seja vítima de algum crime:

a) consultar um médico, se necessário;

b) dirigir-se imediatamente à autoridade policial mais próxima e registrar boletim de ocorrência, com as seguintes informações: data, local e hora do incidente, perdas materiais e lesões corporais da agressão ou crime (fornecendo todos os elementos úteis ao inquérito); descrição física do autor, tipo e cores de vestimenta, sinais particulares, modelo, cor e número de placa do automóvel, se for o caso;

c) informar Representação diplomática ou Repartição consular do Brasil sobre sua situação.

Segurança pública

Em termos de ameaças à segurança, jornais e a mídia em geral no Sri Lanka relatam a ocorrência de atividades criminosas em todo o país, incluindo assassinatos e sequestros. Todavia, crimes mais violentos ocorrem em geral no âmbito da comunidade local,  apesar de que relatos de alguns crimes violentos e agressões sexuais, dirigidas a estrangeiros, têm vindo a aumentar.

Bloqueios militares

Os militares do Sri Lanka continuam a manter uma forte presença no Norte, e postos de controle e bloqueios militares são comumente encontrados quando se viaja à região.

Minas terrestres

Embora o Governo e organizações não governamentais internacionais (ONGs) continuem as operações para localizar e eliminar minas terrestres no Norte, cuja grande maioria (mais de 90%) já foi eliminada, algumas áreas ainda estão minadas. Minas terrestres e engenhos não detonados podem ainda ser encontrados em partes do Norte e Leste do Sri Lanka, especialmente ao norte de Vavuniya, incluindo as áreas de Jaffna, Kilinochchi, Mullaittivu, Mannar e Puthukudiyiruppu (PTK). Visitantes brasileiros nessas áreas devem permanecer nas estradas principais, com grande fluxo de tráfego, e nunca andar em áreas florestais ou agrícolas ou em propriedades abandonadas. Os viajantes devem ser capazes de reconhecer e evitar qualquer área isolada em que possa ainda haver minas terrestres. Viajantes não devem tocar em nada que se assemelhe a minas ou engenhos não detonados, e devem notificar a polícia local tão logo possível se veem algo que se assemelha a uma mina.

Clonagem de cartões

Fraudes com cartões de crédito ocorrem e por isso o turista não deve perder de vista seu cartão ao efetuar pagamentos. Visitantes devem evitar usar ATMs, para não serem vítimas de clonagem de cartões de crédito, e pagar em espécie sempre que possível, em especial em pequenos estabelecimentos comerciais e postos de gasolina.

Dicas e orientações

No tocante a passos a tomar quando houver crime, vale notar que a resposta da polícia local quanto a ajudar vítimas pode variar de alguns minutos a horas, mesmo nas áreas turísticas, e particularmente em áreas remotas.

Em resposta ao aumento da criminalidade, o Governo do Sri Lanka agora requer que todos os turistas estrangeiros fornecem suas informações de passaporte aos funcionários do hotel quando se registram.

Em caso de crime, o turista brasileiro deve contatar a polícia local, cujo telefone nacional de contato é 119. Este número só coloca o interessado em contato com a polícia e não fornece acesso a serviços médicos de emergência. Embora o número seja respondido 24 horas por dia, a capacidade de resposta da polícia pode variar. O turista brasileiro, em caso da ocorrência de algum crime, também deve contatar a Embaixada do Brasil em Colombo.

A Embaixada do Brasil em Colombo poderá substituir passaporte perdido ou roubado; ajudar a buscar cuidados médicos adequados, se o turista brasileiro é vítima de crimes violentos como agressão ou estupro; colocar o turista em contato com as autoridades policiais adequadas e, caso solicitado pelo interessado, facilitar ou entrar em contato com familiares ou amigos; disponibilizar, caso solicitado, lista de advogados locais, embora seja importante recordar que as autoridades locais são as responsáveis pela investigação e repressão do crime. Cabe ressaltar que a Embaixada não se responsabiliza pelos trabalhos efetuados por esses profissionais.

Manifestações populares

Como regra geral, brasileiros que viajam no Sri Lanka devem estar ciente de movimentações atípicas a seus arredores e seguir as práticas prudentes de segurança habituais. Devem ser evitados comícios políticos, bases militares, locais onde haja contingentes das forças armadas ou comboios da polícia, e áreas fechadas de zonas de alta segurança interditadas ao público.

Assédio sexual

Recomenda-se que mulheres que viajem sozinhas unam-se a grupos de outros turistas estrangeiros quando possível. Mulheres ocidentais às vezes são objeto de assédio verbal e físico por grupos de homens. Tal assédio pode ocorrer a qualquer momento ou em qualquer lugar. Tem ocorrido, contudo, mais frequentemente  em áreas movimentadas como mercados, estações de trem, ônibus, ruas e eventos esportivos. O assédio varia de comentários sexualmente sugestivos a avanços físicos e agressões sexuais. Apesar de a maioria das vítimas de abuso sexual serem moradores locais, tem havido incremento no número de ataques sexuais a turistas do sexo feminino em zonas turísticas nas praias do Sul. Por conseguinte, é recomendável que turistas brasileiras exerçam vigilância.

Mais informações estão disponíveis no aviso Mulheres em viagens ao exterior.

Tráfico de pessoas   

A polícia brasileira, em cooperação com autoridades policiais de outros países e da INTERPOL, segue investigando casos de tráfico de mulheres envolvendo nacionais do Brasil. O Governo brasileiro preparou uma cartilha sobre o tema, para a difusão de informação sobre esse tipo de crime, com o intuito de prevenir potenciais vítimas. Mais informações podem ser encontradas no Guia de Atuação no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Caso seja vítima ou tenha alguma informação sobre eventual caso de tráfico internacional de pessoas envolvendo cidadão ou cidadã brasileira, recomenda-se fortemente que procure a Representação consular, para relatar o caso e receber orientações. Os dados serão tratados com a devida confidencialidade. Mais informações estão disponíveis em http://www.justica.gov.br/sua-protecao/trafico-de-pessoas

Contatos importantes          

Polícia local – 119

Saúde

A situação geral de saúde em outros países pode ser bem diferente daquela do Brasil. Cidadãos estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita em grande número de países. Recomenda-se vivamente que viajantes brasileiros sempre contratem seguro internacional de saúde adequado, mesmo que tal documento não seja exigido pelas autoridades migratórias locais. O Ministério das Relações Exteriores não poderá se responsabilizar por despesas médicas de brasileiros no exterior.

Antes de viajar, nacionais brasileiros devem certificar-se de sua saúde física, tomando as vacinas indicadas para o destino escolhido. Vacinas contra difteria, tétano, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola e tuberculose são recomendadas para todo tipo de viagem. Em caso de dúvidas, o Ministério da Saúde poderá ser consultado.

Para obter informações sobre surtos de doenças infecciosas no exterior, é importante consultar o sítio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contém dados detalhados sobre a situação específica de saúde de cada país.

Ao retornar de países com ocorrência de endemias, quaisquer sintomas devem ser imediatamente comunicados às autoridades de saúde brasileiras.

Falecimento de cidadão brasileiro  

Na infeliz ocorrência de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, Repartições consulares do Brasil permanecerão à disposição para prestar a assistência cabível aos familiares. Recomenda-se que a família do cidadão brasileiro falecido contate a Embaixada ou o Consulado da jurisdição para orientações, por meio dos telefones regulares ou, se for o caso, do celular de plantão. Cabe aos familiares do falecido custear as despesas de traslado dos restos mortais ao Brasil, se for o caso. Mais informações estão disponíveis na seção Emergências.            

Rede de saúde

Há hospitais públicos e privados no Sri Lanka. Existem seis hospitais de grande porte na área de Colombo, incluindo três que oferecem serviço de emergência do trauma: A Sri Hospital, Apollo Hospital e General Hospital. Instalações médicas fora de Colombo são mais limitadas.

Seguro-saúde

Doenças graves podem exigir a evacuação para um país vizinho com centros médicos mais avançados, tais como Tailândia ou Cingapura. Recomenda-se que, antes da viagem, cidadãos brasileiros contatem seguro-saúde internacional adequado que cubra despesas com possível evacuação médica. Os custos da operação podem ser expressivos. Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas no tópico Saúde do viajante

Medicamentos

A disponibilidade de suprimentos médicos pode ser escassa em alguns locais do país, o que aconselha aos turistas brasileiros trazer consigo medicamentos especiais, na quantidade necessária.

Malária

O risco de saúde apresentado pela malária ou impaludismo pode ser alto em regiões florestais do país. As medidas de proteção básicas incluem a preferência por locais climatizados, protegidos com telas apropriadas, isolamento de compartimentos para evitar a circulação de mosquitos no interior das instalações; uso de repelentes específicos para a pele e o vestuário, nos horários de maior risco entre o pôr do sol e o amanhecer. Note-se que o mosquito pode também apresentar risco em período diurno, sempre que tenha entrado no recinto durante a noite. A disciplina de proteção é de mais difícil manutenção no caso de crianças.

A decisão de tratamento preventivo com medicamentos disponíveis pode ser tomada com a assistência de médicos locais, em função do quadro clínico e preferências e indicações de cada individuo. O recurso ao médico no Brasil e no país de origem é indispensável para uma decisão ajuizada.

Endemias em geral

Várias doenças transmitidas por mosquitos, incluindo dengue, chikungunya e encefalite japonesa estão presentes no Sri Lanka. Por isso, proteção adequada contra mosquitos é fortemente aconselhada.

Transportes

Infraestrutura de transportes          

A infraestrutura de transportes rodoviário, aéreo, ferroviário e marítimo, bem como de transportes públicos, de táxis e de aluguel de veículos pode ser bem diferente no destino escolhido, quando comparada à infraestrutura do Brasil, especialmente em regiões inóspitas. Antes de viajar, recomenda-se leitura detalhada das informações sobre meios de transporte no país escolhido, procurando, se necessário, dados adicionais. Em caso de dúvidas, a Embaixada ou Representação consular do Brasil poderá ser contatada. Outras informações podem ser obtidas, ainda, na página Carteira de Habilitação do Portal Consular. 

Transporte aéreo

O Sri Lanka é membro da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Há dois aeroportos internacionais: Bandaranaike, em Colombo, o principal, e o novo aeroporto Mattala Rajapaksa International Airport, em Hambantota, ainda pouco utilizado. Ambos são de ótimo nível.

Transporte ferroviário         

O transporte ferroviário no Sri Lanka consiste de uma rede intermunicipal ligando os principais centros populacionais e de uma rede suburbana em Colombo. A Sri Lanka Railways opera a rede ferroviária do país, que inclui cerca de 1.450 km de vias. Colombo é o centro principal da rede. Rotas de trem ligam as principais cidades de todas as nove províncias do país. A ferrovia está atualmente sendo modernizada e ampliada para introduzir trens mais rápidos eficientes. A Sri Lanka Railways está estendendo a linha costeira de Matara para Kataragama, via Hambantota.

Transporte marítimo            

Os portos marítimos do Sri Lanka são zonas de alta segurança. Visitantes brasileiros que cheguem com seu barco devem estar preparados para que oficiais da Marinha do Sri Lanka inspecionem as embarcações.

Transporte rodoviário

Os principais riscos envolvidos em viagens pelo país são os deslocamentos por estreitas rodovias com tráfego caótico, que tornam as viagens desproporcionalmente longas em termos de tempo, apesar de as distâncias serem curtas.

O fluxo do tráfego de veículos no Sri Lanka é pelo lado esquerdo das ruas e estradas (a exemplo do Reino Unido). Pode haver congestionamentos de tráfego em Colombo.

A maioria das estradas são de pista dupla e estreitas, sobrecarregadas de caminhões, repletas de ônibus cujos motoristas muitas vezes não respeitam as leis de tráfego, e que contam com uma variedade de meios de transporte na estrada, incluindo bicicletas, motocicletas, "tuk tuks" (veículos de três rodas) e automóveis, sem contar veículos na contramão com frequência e bois/vacas/búfalos, gerando situações de risco. Muitos visitantes contratam carros com motoristas para longas viagens pelo País, o que é decididamente a melhor opção.

Barreiras inesperadas nas ruas e estradas são comuns, muitas vezes não claramente marcadas.

O limite de velocidade no Sri Lanka é de 100 km/h, mas apenas nas novas autoestradas ("Expressways") - Colombo/Aeroporto Internacional Bandaranaike e Colombo/Galle/Matara - é possível atingir com segurança essa velocidade limite. As "Expressways", que possuem pedágio, são as únicas rodovias onde somente carros e ônibus de luxo são permitidos, sendo todos os demais veículos proibidos de transitar pelas mesmas.

Transporte público   

Os ônibus são o principal meio de transporte público. Os serviços de ônibus são fornecidos pelo “Sri Lanka Transport Board” estatal (SLTB) e por ônibus de empresas privadas. O SLTB serve ambas as vias urbanas e rurais. Em muitas áreas rurais, presta serviços em áreas não rentáveis ​​que seriam pouco atraente para os operadores privados.

Colombo tem um extenso sistema de transporte público baseado em ônibus. A Estação Central de Ônibus funciona em Pettah.

Táxis  

Em seus deslocamentos, o turista deve optar por meios de transporte seguros: usar os serviços de táxis com agendamento por telefone ou os táxis recomendados pelos principais hotéis, evitando tomar táxis avulsos.

Carteira de habilitação

A carteira de motorista brasileira não é válida no Sri Lanka, sendo necessário aos brasileiros residentes no país obter uma carteira local utilizando uma carteira de motorista brasileira não expirada. No caso de turistas brasileiros, a carteira internacional é válida no Sri Lanka. Contudo, é altamente recomendável utilizar apenas carros com motoristas locais ou táxis, em função do perigo e condições caóticas das estradas, que expõem os turistas a situações de risco.

Infraestrutura turística

Orientações gerais   

Ao planejar suas viagens, cidadãos brasileiros devem estar cientes de orientações básicas, válidas para todo tipo de viagem ao exterior, independentemente do país escolhido como destino. Recomenda-se, assim, a leitura cuidadosa das informações disponíveis em Orientações gerais para quem vai viajar ao exterior.

Roteiros turísticos

Os roteiros turísticos mais comumente seguidos são os seguintes: Colombo; a antiga capital real, Kandy, com o Templo do Dente de Buda; o Triângulo Cultural (Dambulla, Anuradhapura e Polonnaruwa), com suas ruínas de templos budistas; a cidade de Galle, no sul do país, com imponente fortaleza portuguesa/holandesa/britânica; e a cidade de Nuwara Eliya, nas montanhas, com plantações de chá.

Hospedagem

Reservas de hotéis e serviços podem ser feitas "online", uma vez que o Sri Lanka é muito adiantado em termos de tecnologia da informação.

Cartões de crédito e débito

Os principais cartões de crédito internacionais são aceitos em todo o país, pela grande maioria dos estabelecimentos comerciais.

Bancos

Bancos estrangeiros com operação no Brasil operam, também, no país. Destaca-se, no Sri Lanka, o HSBC.

Costumes locais e legislações específicas

Legislação local

Durante sua estadia em outro país, cidadãos brasileiros estão sujeitos às leis locais, ainda que elas sejam bem diferentes da legislação do Brasil. Viajantes que desobedeçam às leis locais podem ser multados, processados ou presos. Recomenda-se que, antes de viajar, cidadãos brasileiros estudem a legislação e os costumes do destino escolhido, contatando, se necessário, a Embaixada ou Repartição consular do Brasil no exterior, em caso de dúvidas sobre questões pontuais.

Questões de gênero

Normas legais e/ou religiosas que regulam o direito das mulheres podem variar consideravelmente de país a país. Cidadãs brasileiras podem encontrar, em outros países, realidade completamente diferente daquela do Brasil. Recomenda-se que mulheres em viagens ao exterior leiam  detalhadamente as informações da página Mulheres em viagens ao exterior

Prisão de cidadão brasileiro              

Em caso de prisões envolvendo cidadãos brasileiros, os detidos têm o direito de contatar agentes consulares do Brasil para pedir assistência. Nesses casos, nacionais devem sempre requisitar às autoridades policiais locais que comuniquem a situação à Embaixada ou Repartição consular brasileira o mais rápido possível. O Posto esclarecerá ao brasileiro detido quais são seus direitos no país e prestará apoio para que sua integridade física e psicológica seja respeitada. Para mais informações, deve-se acessar a página Detenção no exterior. Em casos de detenção por tráfico de drogas, recomenda-se, ainda, a leitura do guia Detenção por tráfico de drogas no exterior.

Identificação

Pela lei local, todos os cidadãos estrangeiros no país devem portar documento de identificação. Assim, recomenda-se que cidadãos brasileiros portem, a todo momento,  cópia do passaporte brasileiro, deixando o original em local seguro, para evitar perdas ou furtos.  Autoridades policiais podem requisitar, a qualquer momento, prova de identificação. Nessas ocasiões, cidadãos que não tenham em mãos documento de identidade estão sujeitos a multas, possíveis interrogatórios e, em casos mais graves, até detenção.

Autoridades de segurança

Cabe alertar que em lugares como postos militares, o turista pode ser levado para interrogatório, se não estiver de posse de seu passaporte. As Forças Armadas do Sri Lanka e a Polícia ainda mantêm numerosos pontos de controle em todo o país. Os turistas brasileiros são aconselhados a levar consigo identificação, como seus passaportes, o tempo todo enquanto no Sri Lanka.

Particularidades culturais

Cabe ressaltar, por outro lado, que há grande sensibilidade com qualquer imagem ou tatuagem de Buda, devendo o turista brasileiro evitar viajar ao Sri Lanka se possuir tais tatuagens em locais visíveis do corpo, uma vez que já ocorreram diversas deportações imediatas de turistas estrangeiros nessa situação. Os turistas também devem manter distância prudente de imagens de Buda e sempre ter atitude respeitosa quando na sua presença. Há igualmente casos de turistas processados porque tiveram atitude considerada desrespeitosa com imagens de Buda. Com efeito, posar para uma fotografia ao lado de uma estátua de Buda é uma ofensa grave no Sri Lanka, punível com multa ou prisão. Por essa razão, os turistas devem estar informados das restrições existentes quando planejam visitar qualquer templo budista ou hinduísta, bem como mesquitas e outros locais considerados sagrados pela população local.

Antiguidades

A exportação sem licença de antiguidades do país é considerada um ato criminoso. Recomenda-se atenção aos produtos levados por estrangeiros quando da saída do país. Tais produtos podem necessitar de licença de antiguidades.

Portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida

São poucas as ruas e edifícios que possuem acesso especial para deficientes físicos. Para mais informações, recomenda-se a leitura da página Pessoas com deficiência em viagens ao exterior

Entorpecentes

Vale ressaltar que o tráfico de drogas é punido com a pena de morte.

Fotografias

Em alguns lugares, é ilegal tirar fotos de certos edifícios. A fotografia é proibida em zonas designadas de alta segurança e instalações militares.

Penalidades que destoam das leis brasileiras

A Constituição Federal brasileira de 1988 proíbe a pena de morte (em tempos de paz), prisão perpétua, banimento, trabalhos forçados e quaisquer outras penalidades consideradas cruéis. Nessa linha, o Brasil é membro do Protocolo da Convenção Americana de Direitos Humanos para a Abolição da Pena de Morte (ratificado em 13 de agosto de 1996).

No ordenamento jurídico interno de outros países, as penalidades previstas podem ser bem distintas daquelas permitidas no Brasil. Recorda-se  que cidadãos brasileiros em viagem ao exterior estarão sujeitos às leis do país em que se encontram, podendo ser condenados, inclusive, a penas proibidas no Brasil. 

Pena de morte

O ordenamento jurídico do Sri Lanka prevê pena capital, estabelecida em 1959, suspensa em 1978 e restabelecida em 2004, para casos de tráfico de drogas, assassinato, estupro e perjúrio que resulte na execução de uma pessoa inocente.

Contudo, desde 23 de  junho de 1976 não é aplicada, apesar de haver no momento cerca de 100 presos condenados à morte aguardando execução. Caso aplicada, o método utilizado é enforcamento.

Não há caso de aplicação a cidadão estrangeiro.

Informações adicionais

IMPORTANTE: A relação de fontes para leitura adicional é meramente indicativa. O Itamaraty não se responsabiliza pelo conteúdo do material indicado.

Guias internacionais

Lonely Planet/Sri Lanka

Guias cingaleses

Sítio eletrônico oficial de turismo nacional: www.srilanka.trave.

Atrações turísticas: www.sltda.lk/sri_lanka_touris_attractions

Informações turísticas: www.sltda.gov.lk/tourism_information

Informações turísticas: http://srilankatravelguide.com

Informações turísticas: http://www.worldtravelguide.net/srilanka

Sul do Sri Lanka: http://visit.sp.gov.lk/

Recomenda-se leitura da seção Guia de países para verificar se há mais informações sobre o destino escolhido.

 

Para informações sobre as relações diplomáticas do Brasil com o Sri Lanka clique aqui.

Fim do conteúdo da página